Qual o exame para detectar Guillain-barré?

Índice

Qual o exame para detectar Guillain-barré?

Qual o exame para detectar Guillain-barré?

O exame de eletroneuromiografia (ENMG ou EMG) é o exame mais importante para o diagnóstico da Síndrome de Guillain-Barré. A eletroneuromiografia é um exame neurofisiológico para avaliar nervos e músculos e é subdividido em 2 etapas: estudo da condução nervosa e o estudo por agulha.

Como identificar Guillain-barré?

A fraqueza e os sinais sensitivos, embora sempre bilaterais, podem ser assimétricos ou predominantemente proximais ou distais e podem começar nas pernas, braços ou simultaneamente em todos os membros. Além disso, dor intensa e difusa ou disfunção isolada do nervo craniano podem preceder o início da fraqueza.

Qual a origem da síndrome de Guillain-barré?

A causa é desconhecida. O mecanismo subjacente envolve um distúrbio autoimune em que o sistema imunitário do corpo ataca por engano os nervos periféricos e causa danos no seu isolamento de mielina. Esta disfunção imunitária pode ser espoletada por uma infeção ou, de forma menos comum, por cirurgia ou vacinação.

Quando foi descoberta a síndrome de Guillain-barré?

Descoberta. A síndrome foi destacada primeiramente por Jean-Baptiste Oitava-Landerico em 1859. Então em 1916, Jean Alexandre Barré, Georg Guillain e Andre Struhl reconheceram a condição em dois soldados.

Quais são as sequelas da Guillain-barré?

Para os adultos com a síndrome, 80% pode andar independente após seis meses do diagnóstico, com 60% recuperando sua força do motor para trás após um ano. Além disso, entre 5% e 10% de pacientes de Guillain-Barré tomará mais por muito tempo do que normal ou pode nunca inteiramente recuperar.

¿Cómo se diagnostica el síndrome de Guillain-Barré?

El diagnóstico del síndrome de Guillain-Barré se basa en los síntomas y en una prueba clave, la punción lumbar, para el examen del líquido cefalorraquídeo.

¿Qué es la punción lumbar para el síndrome de Guillain-Barré?

Una prueba complementaria fundamental para el diagnóstico de síndrome de Guillain-Barré es la punción lumbar para el examen del líquido cefalorraquídeo. La punción lumbar se realiza con una aguja fina especial entre dos vértebras lumbares en posición fetal.

¿Qué es la exploración física del síndrome de Guillain-Barré?

En la exploración física el médico se fijará especialmente en la exploración neurológica, incluyendo la exploración de los reflejos osteotendinosos. Una prueba complementaria fundamental para el diagnóstico de síndrome de Guillain-Barré es la punción lumbar para el examen del líquido cefalorraquídeo.

Postagens relacionadas: