Como diagnosticar cárie?

Índice

Como diagnosticar cárie?

Como diagnosticar cárie?

Ouça em voz altaPausarOs métodos mais tradicionais e frequentemente usados pelos cirurgiões-dentistas para a detecção das lesões de cárie são o exame visual-tátil associado ao exame radiográfico. Neste tipo de método, aspectos como textura brilho e coloração das lesões são importantes para a diferenciação das lesões ativas e inativas.

Quais são principais métodos de diagnóstico da cárie?

Principais Métodos Diagnósticos de Cárie

  • Difusão ou Absorção da Luz. Ao penetrar no dente, a luz é difundida ou absorvida internamente. ...
  • Inspeção Visual. ...
  • Detecção Radiográfica. ...
  • Transiluminação por Fibra Ótica (FOTI) ...
  • Método da Resistência Elétrica. ...
  • Detecção Através de Laser (Diagnodent®)

Quais os métodos de diagnósticos mais utilizados para diferenciar uma lesão?

Ouça em voz altaPausarQuanto à especificidade, existe uma probabilidade maior de um sítio que não apresenta lesão de cárie receber um diagnóstico positivo quando se emprega o exame videoscópico, seguido pelo exame visual, sendo, portanto, o exame táctil o mais específico.

Quais são os tipos de cárie?

Os tipos de cárie são:

  • Cárie coronária — é o tipo mais comum. Ocorre tanto em criança como em adultos. ...
  • Cárie radicular — à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. ...
  • Cárie recorrente — a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes.

Como usar a Moe para diagnosticar a cárie?

Os médicos também não costumam usar a eletrodontometria (EOM) para diagnosticar a cárie. Basicamente, este método é usado para detectar lesões pulpares e, portanto, é usado para fazer um diagnóstico diferencial de cáries para pulpite. O princípio de uma MOE é exercer uma força diferente na polpa.

Qual a eficácia do diagnóstico da cárie dentária?

A eficácia de diferentes métodos para o diagnóstico da cárie dentária tem sido extensivamente analisada através de um grande número de trabalhos publicados na literatura. Contudo, a maioria desses estudos preocupou-se apenas com a detecção e predição da profundidade da lesão, sem considerar o diagnóstico de sua atividade.

Como é feito o tratamento de cáries?

Embora tenha fama de ser muito doloroso, esse procedimento é feito sob anestesia e não difere muito do tratamento de cáries mais superficiais. Os canais radiculares fazem a ligação da polpa com o osso da mandíbula, daí a necessidade de um processo de desinfecção minucioso.

Qual é o melhor método de detecção de cárie?

A ECM é um método bastante preciso para a detecção de lesões dentinárias (alta sensibilidade = ser capaz de identificar corretamente o indivíduo com doença), mas apresenta especificidade (identificação correta do indivíduo sem a doença) muito mais baixa do que aquela esperada de um novo método de detecção de cárie.

Postagens relacionadas: