É possível ter apendicite na gravidez?
Índice
- É possível ter apendicite na gravidez?
- O que causa apendicite na gravidez?
- Como tratar apendicite em gestante?
- É normal sentir dor no lado direito na gravidez?
- Qual o exame de sangue para detectar apendicite?
- O que pode causar apendicite?
- Qual o tratamento da apendicite na gravidez?
- Como fazer o diagnóstico da apendicite?
- Posso estar com a apendicite?
- Como é feita a cirurgia para apendicite?
É possível ter apendicite na gravidez?
A apendicite ocorre em aproximadamente 1:1.500 partos. Esta patologia pode acontecer em qualquer período gestacional, sendo mais comumente observada nos dois primeiros trimestres da gestação, com uma incidência estimada de 32%, 42% e 26% no primeiro, segundo e terceiro trimestres, respectivamente.
O que causa apendicite na gravidez?
A apendicite aguda é uma inflamação usualmente causada pela obstrução da drenagem no apêndice cecal e consequente proliferação bacteriana. No início, o processo infeccioso é local, mas com o passar das horas pode ocorrer necrose do apêndice e infecção abdominal generalizada.
Como tratar apendicite em gestante?
O tratamento da apendicite na gravidez é cirúrgico. Há dois tipos de cirurgia para retirada do apêndice, a apendicectomia aberta ou convencional e a apendicectomia por videolaparoscopia.
É normal sentir dor no lado direito na gravidez?
A dor na barriga do lado direito durante a gravidez pode ter muitas causas, mas se for localizada na região inferior da barriga, geralmente está relacionada com a compressão das estruturas internas causadas pelo aumento do útero.
Qual o exame de sangue para detectar apendicite?
O exame de sangue de apendicite pode mostrar sinais de infecção no corpo, tais como:
- uma contagem alta de glóbulos brancos;
- desidratação ou desequilíbrios de líquidos e eletrólitos.
O que pode causar apendicite?
A apendicite possui causas diversas, sendo que a mais comum é a entrada de um pouco de bolo fecal, ou seja, de fezes, dentro do apêndice, causando a irritação e a inflamação do órgão. Uma infecção gastrointestinal que faz com que uma bactéria invasora entre no apêndice também pode causar a apendicite.
Qual o tratamento da apendicite na gravidez?
O tratamento da apendicite na gravidez é cirúrgico. Há dois tipos de cirurgia para retirada do apêndice, a apendicectomia aberta ou convencional e a apendicectomia por videolaparoscopia. A preferência é que o apêndice seja retirado do abdome pela videolaparoscopia, diminuindo o tempo de pós-operatório e a morbidade associada.
Como fazer o diagnóstico da apendicite?
Muitas vezes também será feito o exame físico no indivíduo, ou seja, o médico faz a palpação do abdômen para sua avaliação. Apesar do diagnóstico ser clinico da apendicite, se pode utilizar métodos complementares para o auxilio no diagnóstico, principalmente nos idosos e crianças menores.
Posso estar com a apendicite?
Se acha que pode estar com uma apendicite, assinale os sintomas para saber quais as suas chances: 1. Dor ou desconforto abdominal 2. Dor intensa no lado inferior direito da barriga 3. Náuseas ou vômitos 4. Perda de apetite 5. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º) 6. Mal estar geral 7. Prisão de ventre ou diarreia 8.
Como é feita a cirurgia para apendicite?
Essa cirurgia pode demorar cerca de 60 minutos e pode ser feita por laparoscopia ou cirurgia convencional. Entenda como é feita a cirurgia para apendicite. Pode ser indicado também o uso de antibióticos antes e após o procedimento para evitar infecção generalizada, que pode ocorrer no caso de rompimento do apêndice.