Como diagnosticar endodontia?
Índice
- Como diagnosticar endodontia?
- Quais testes devem ser utilizados para o diagnóstico em Endodontia?
- Qual a função do teste de sensibilidade pulpar?
- Como diagnosticar tratamento de canal?
- Quais são os testes Perirradiculares?
- Quais testes podem ser utilizados para auxiliar no diagnóstico de dor em odontologia?
- Em que situação pode ocorrer resultado falso negativo de testes térmicos de sensibilidade pulpar?
- Qual o teste de sensibilidade pulpar mais confiável e mais empregado?
- O que fazer com um dente necrosado?
- Como é feita a anestesia por dente?
- Qual a sessão necessária para o tratamento do dente?
- Por que o tratamento do canal não pode ser realizado?
- Como pode ser extraída do canal dentário?
Como diagnosticar endodontia?
Na Endodontia é possível termos diagnósticos pulpares e periapicais. Alterações periapicais: ✓ Periodontite Apical Traumática ✓ Periodontite Apical Aguda/Crônica ✓ Abscesso Apical Agudo/Crônico ✓ Osteíte Condensante. A anamneses constitui um passo fundamental para o estabelecimento do diagnóstico.
Quais testes devem ser utilizados para o diagnóstico em Endodontia?
Os testes de sensibilidade pulpar, juntamente com a sondagem periodontal e as radiografias, são essenciais para essa diferenciação.
Qual a função do teste de sensibilidade pulpar?
Os testes de sensibilidade pulpar são fundamentados na função da inervação, ou seja, sinalização de dano presente ou eminente e na resposta exagerada para indicar baixo limiar de excitabilidade das fibras nervosas.
Como diagnosticar tratamento de canal?
Dor de dente prolongada, sensibilidade à alimentos quentes ou frios, dor pulsante, sensibilidade durante a mastigação e dor irradiada para outros dentes. Estes são os sinais de que você precisa de um tratamento de canal.
Quais são os testes Perirradiculares?
Já os testes mecânicos de percussão horizontal e vertical são mais comumente utilizados no diagnóstico das alterações perirradiculares ou para identificar o dente que é a origem da dor em caso de respostas negativas aos testes térmicos.
Quais testes podem ser utilizados para auxiliar no diagnóstico de dor em odontologia?
Posteriormente, indica-se a realização do teste de percussão o qual é muito importante para a localização de dentes responsáveis por dor de origem endodôntica, principalmente quando aplicado no sentido vertical. Outros testes devem estar associados à percussão tais como o choque térmico, frio ou quente.
Em que situação pode ocorrer resultado falso negativo de testes térmicos de sensibilidade pulpar?
Os testes de sensibilidade pulpar não são indicados em: pacientes idosos (presença de túbulos dentinários esclerosados e dentina secundária, número de fibras nervosas reduzido), crianças (teste subjetivo), dentes com rizogênese incompleta, dentes recém-traumatizados, dentes com restaurações extensas, dentes com ...
Qual o teste de sensibilidade pulpar mais confiável e mais empregado?
O teste mais aceito, atualmente, para determinação da vitalidade pulpar é aquele realizado por resfriamento da superfície dentária, havendo maneiras diferentes de se produzir tal efeito, tais como o uso de bastão de gelo, neve carbônica e gases refrigerantes10-13.
O que fazer com um dente necrosado?
Tratamento endodôntico pode resolver o problema O tratamento de canal é a melhor alternativa para cuidar do dente que sofreu alguma inflamação ou está necrosado. Isso porque, segundo Sofia, graças ao tratamento endodôntico é possível acessar o local da infecção, neutralizar e curar a lesão instalada.
Como é feita a anestesia por dente?
A anestesia, dente por dente, pode ser efetuada por injeção intra ligamentar até o desaparecimento da dor, localizando assim o dente responsável pela mesma. Reconhecendo-se o dente envolvido no processo patológico, a conduta odontológica local específica para o caso deve ser realizada.
Qual a sessão necessária para o tratamento do dente?
Curiosidades: quando a polpa do dente é viva e sem inflamação, uma sessão é suficiente para se fazer o tratamento do canal. Se a polpa está viva e com inflamação, levam-se duas sessões e quando a polpa está morta, são necessárias mais sessões.
Por que o tratamento do canal não pode ser realizado?
- Deve-se tomar cuidado no caso do tratamento do canal não ser realizado, pois poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter consequências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteremia, que são bactérias na corrente sanguínea.
Como pode ser extraída do canal dentário?
Ao ser extraída é substituída por um material obturador; este procedimento sela completamente o canal dentário. - Uma agressão num dente (uma grande pancada recente ou mais antiga).