Como é possível quantificar a perda de inserção periodontal?

Índice

Como é possível quantificar a perda de inserção periodontal?

Como é possível quantificar a perda de inserção periodontal?

- Nível Clínico de Inserção (NIC): É a distância entre a base da bolsa (sulco) e um ponto fixo (JCE – junção amelocementária). Avalia a extensão da perda de inserção periodontal em mm. É o melhor indicador do grau de destruição periodontal.

Qual Bactéria causa periodontite?

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

Qual a vitamina para periodontite?

Estudos têm evidenciado a associação entre saúde periodontal e ingestão de vitamina D. A suplementação de vitamina D e cálcio melhora a saúde periodontal, aumenta a densidade óssea na mandíbula e inibe a rebsorção óssea alveolar.

Como diagnosticar a doença periodontal?

Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).

Qual a causa comum tanto para doença cárie quanto para doença periodontal?

O descuido com a higiene bucal é a principal causa da doença periodontal, caracterizada pelo acúmulo de placa bacteriana, entre os dentes, também conhecida como tártaro. O tártaro dentário é resultado da calcificação da placa bacteriana que não foi removida durante a escovação.

Quanto tempo leva para curar a periodontite?

A recuperação depende de paciente para paciente. Mas em média demora de 01 dia para a raspagem. A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.

Como a carência de vitamina C pode desencadear doenças periodontais?

Sem vitamina C produzem-se reações de oxidação dependentes do ferro que inativam algumas enzimas necessárias à formação de colagénio. Esta falta de colagénio resulta no sangramento das gengivas e na reabsorção óssea, levando à perda dos dentes (Lopes, 2006).

Qual o papel da vitamina D na odontologia?

A cicatrização de implante dentário, também pode ser influenciada pelos baixos níveis do complexo D, pois ela está relacionada com o equilíbrio do cálcio a cicatrização.

Como é feito o diagnóstico da doença periodontal?

O diagnóstico da doença periodontal é feito por meio da análise clínica dos tecidos. Desse modo, o dentista analisa os sintomas e queixas e faz a sondagem dos dentes para identificar alterações e sangramentos que indicam a presença do problema.

Qual a principal característica da doença periodontal?

A principal característica da doença periodontal é o fato de que ela não atinge especificamente o dente. Esse problema afeta os tecidos que estão ao redor dele e que garantem a sua sustentação e proteção, ou seja, o periodonto, composto pela gengiva, ligamento periodontal e o osso alveolar.

Como Prevenir a doença periodontal?

A doença periodontal compromete significativamente a saúde bucal do paciente e oferece riscos para a saúde, de modo geral. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante, bem como a correta intervenção do dentista para conter o avanço do problema e revertê-lo, visando ao máximo minimizar suas consequências.

Como o dentista avalia a periodontite?

O dentista avalia o estado das gengivas, verifica se há sangramentos e pergunta sobre outros sintomas. Entretanto, como a periodontite não acarreta dor em suas fases iniciais e muitas pessoas não visitam o odontologista, o diagnóstico tende a ser firmado tardiamente.

Postagens relacionadas: