Como diagnosticar a fluorose?
Índice
- Como diagnosticar a fluorose?
- Como diferenciar hipoplasia de fluorose?
- Como diagnosticar hipoplasia de esmalte?
- Como eliminar fluorose?
- Como é caracterizada a fluorose?
- Em que fase ocorre a fluorose?
- Como diferenciar hipoplasia do esmalte de uma amelogênese imperfeita?
- Qual a diferença da amelogênese imperfeita da hipoplasia do esmalte?
- Qual a causa da hipoplasia de esmalte?
- Como ocorre a hipoplasia de esmalte?
- Como é realizado o diagnóstico da fluorose dentária?
- Qual o tratamento mais indicado para a fluorose leve?
- Qual é o problema da fluorose infantil?
- Será que a fluorose dentária é contagiosa?
Como diagnosticar a fluorose?
O diagnóstico da fluorose dental requer uma inspeção adequada após limpeza e secagem de todos os dentes, sob iluminação apropriada. A aparência clínica da fluorose leve inclui a presença de estriações brancas, difusas, opacas e bilaterais que correm ao longo do esmalte.
Como diferenciar hipoplasia de fluorose?
3) A fluorose dentária é uma hipoplasia de esmalte causada pela ingestão crônica de flúor. Manifesta-se por opacidades inicialmente dispersas de cor branca, que se tornam mais marcadas e de cor amarelo- acastanhado à medida que se tornam mais graves.
Como diagnosticar hipoplasia de esmalte?
Assim, o diagnóstico de hipoplasia de esmalte pode ser complicado, podendo ser confundindo com muitas outras alterações do esmalte, como hipomineralização, hipomaturação e hipocalcificação, onde o tratamento da hipoplasia de esmalte varia de acordo com a severidade da alteração e também com a idade e o comportamento da ...
Como eliminar fluorose?
5 dicas de como prevenir a fluorose dentária: saiba como acabar com as manchinhas brancas nos dentes
- 1) Prefira produtos específicos para cada faixa etária. ...
- 2) Informe-se sobre os níveis de flúor da água. ...
- 3) Evite a ingestão de produtos fluoretados. ...
- 4) Esteja atento às medicações.
Como é caracterizada a fluorose?
A fluorose dentária é uma anomalia do desenvolvimento e ocorre por ingestão prolongada de flúor durante o período de formação dos dentes e da maturação do esmalte. É caracterizada por aumento da porosidade do esmalte, fazendo com que este pareça opaco.
Em que fase ocorre a fluorose?
A fluorose é um problema que se forma nos dentes devido à ingestão excessiva ou prolongada de flúor. Ela ocorre durante o período de formação dos dentes de leite, ou seja até os cinco anos de idade.
Como diferenciar hipoplasia do esmalte de uma amelogênese imperfeita?
A amelogênese imperfeita é uma alteração de ordem hereditária, enquanto a hipoplasia de esmalte é de efeito quantitativo do esmalte que ocorre devido à consequência de problemas hereditários, locais e sistêmicos ou mesmo uma correlação entre eles.
Qual a diferença da amelogênese imperfeita da hipoplasia do esmalte?
A amelogênese imperfeita é uma alteração de caráter hereditário e a hipoplasia de esmalte, um defeito quantitativo do esmalte que ocorre em consequência de problemas sistêmicos, locais e hereditários, ou até da combinação dos mesmos.
Qual a causa da hipoplasia de esmalte?
A hipoplasia do esmalte define-se como formação incompleta ou defeituosa da matriz orgânica do esmalte, podendo expor os túbulos dentinários, destacando-se como etiologia: deficiências nutricionais, hipocalcemia, trauma, eritroblastose fetal, infecções, ingestão de substancias químicas e alterações hereditárias.
Como ocorre a hipoplasia de esmalte?
A hipoplasia do esmalte dentário acontece quando o corpo não é capaz de produzir a quantidade suficiente da camada dura que protege o dente, conhecida como esmalte, fazendo com que surjam alterações na cor, pequenas linhas ou até que falte uma parte do dente, dependendo do grau da hipoplasia.
Como é realizado o diagnóstico da fluorose dentária?
O diagnóstico da fluorose dentária é realizado pelo médico dentista através da observação clínica, sendo que a anamnese ou história clínica do paciente, poderá ajudar na sustentação desse mesmo diagnóstico.
Qual o tratamento mais indicado para a fluorose leve?
Nos casos de fluorose leve, que são as formas mais prevalentes, o tratamento mais indicado é a combinação das técnicas de microabrasão de esmalte e clareamento dental, por serem considerados os tratamentos menos invasivos já fundamentados na literatura para a
Qual é o problema da fluorose infantil?
É um problema que se evidencia logo no bebé ou em crianças ( fluorose infantil ), pois é no decorrer desta faixa etária que se dá a formação e desenvolvimento dos primeiros dentes, quer sejam dentes de leite (dentes decíduos), quer sejam dentes definitivos.
Será que a fluorose dentária é contagiosa?
A fluorose dentária é contagiosa? A fluorose dentária não é contagiosa ou transmissível, ou seja, a fluorose dentária não se “pega” ou “passa” de pessoa para pessoa, como por exemplo, através do beijo ou partilha de alimentos.