Quais são os objetivos do diagnóstico periodontal?
Quais são os objetivos do diagnóstico periodontal?
Nos consultórios dentários, os procedimentos de exame e diagnóstico da doença periodontal têm diferentes objetivos, como explica Vettore: “Eles são utilizados para avaliação de risco do paciente para início e progressão da doença. Além disso, servem para detectar a doença em seus estágios iniciais.
Quais fatores devem ser avaliados para determinar o estágio de periodontite?
Fatores que modificam o estágio: profundidade de sondagem de 6mm ou mais, com perda dental devido à periodontite em até 4 dentes. Pode ter perda óssea vertical de até 3 mm, lesões de furca grau II ou III e defeito de rebordo moderado.
Qual recurso é utilizado para diagnosticar uma bolsa periodontal?
Quando perguntados sobre os recursos diagnósticos auxiliares que já utilizaram para o diagnóstico periodontal, a maioria respondeu utilizar os exames radiográficos apenas ou os exames radiográficos acompanhados da evidenciação de placa (Tabela 2).
Como avaliar a perda de inserção periodontal?
Definição clínica de periodontite A doença é detectada como perda de inserção clínica (NIC) pela avaliação com uma sonda periodontal padronizada com referência à junção cemento- esmalte (JCE) ao redor do dente (Tonetti et al. 2018).
Qual o tratamento para bolsa periodontal?
Existe tratamento para eliminar as bolsas periodontais? Segundo Heloísa, o tratamento básico consiste na raspagem da região para que as bactérias contaminantes presentes no local sejam removidas de forma segura.