Qual exame detecta a SAF?
Índice
- Qual exame detecta a SAF?
- Como descobrir se tenho SAF?
- O que é a doença Safe?
- Qual a principal patologia e tratamento para a SAF?
- O que é exame SAF?
- O que a SAF pode causar?
- Quem tem SAF pode engravidar?
- O que significa síndrome de anticorpo Antifosfolípide?
- O que é SAF catastrófica?
- Quais as causas da SAF?
- ¿Qué son las pruebas de SAF primario?
- ¿Qué es un SAF catastrófico?
- ¿Qué es SAF primario o secundario?
Qual exame detecta a SAF?
EXAMES COMPLEMENTARES Na atualidade, o diagnóstico proposto de SAF inclui a dosagem laboratorial de Anticardiolipina dos subtipos IgG e/ou IgM; anti-ß2-glicoproteína I IgG e/ou IgM e Anticoagulante lúpico.
Como descobrir se tenho SAF?
Os principais sinais e sintomas da SAF estão relacionados às alterações no processo de coagulação e à ocorrência de trombose, sendo os principais:
- Dor no peito;
- Dificuldade para respirar;
- Dor de cabeça;
- Náusea;
- Inchaço dos membros superiores ou inferiores;
- Diminuição da quantidade de plaquetas;
O que é a doença Safe?
Síndrome do anticorpo antifosfolípidio é uma doença autoimune na qual os pacientes têm autoanticorpos contra as proteínas ligadas aos fosfolipídios. Podem ocorrer trombos venosos ou arteriais. A fisiopatologia não é precisamente conhecida. O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue.
Qual a principal patologia e tratamento para a SAF?
A SAF não tem cura mas o paciente pode evitar os eventos trombóticos evitando ou corrigindo os fatores de risco para tromboses e adotando uma terapia com anticoagulante oral para o resto da vida. Este consiste no uso de inibidores da vitamina K como os cumarínicos.
O que é exame SAF?
A síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAF) caracteriza-se por uma combinação de tromboembolismo, complicações obstétricas e presença de um ou mais anticorpos antifosfolípides (aFL) circulantes, como anticoagulante lúpico (AL), anticardiolipina (aCL) e anti-ß2-glicoproteína I (anti-ß2-GPI).
O que a SAF pode causar?
A síndrome do anticorpo antifosfolipíde (SAF) pode causar trombose (coágulos) nas artérias ou veias, sendo uma das principais causas de aborto recorrente e também de acidente vascular cerebral (AVC) em jovens. Estima-se que 1 em cada 5 pessoas que tiveram um AVC antes dos 40 anos pode ter SAF.
Quem tem SAF pode engravidar?
Sinais e sintomas da SAF Durante a gravidez, a trombose ocorre na placenta, o que prejudica a ida do sangue até o feto, comprometendo o seu desenvolvimento e ocasionando a perda fetal. Este acontecimento é definido como uma causa de infertilidade, pois impossibilita a mulher de ter uma gravidez a termo.
O que significa síndrome de anticorpo Antifosfolípide?
A síndrome antifosfolípide (SAF) é uma doença autoimune caracterizada pela ocorrência de eventos trombóticos em qualquer leito vascular e de eventos gestacionais, na presença dos anticorpos antifosfolípides (aPL) persistentemente positivos.
O que é SAF catastrófica?
A SAF catastrófica (SAFc) é definida como uma síndrome rara associada a falência orgânica multissistêmica aguda devido a oclusão microvascular (microangiopatia trombótica).
Quais as causas da SAF?
Causas. É uma doença autoimune, ou seja, é causada por uma alteração no sistema de defesa do organismo (sistema imune), que faz com que ele "ataque" o seu próprio corpo, produzindo sintomas.
¿Qué son las pruebas de SAF primario?
1. Pruebas de laboratorio: aFL (casi en el 90 % de los pacientes), AAN con los títulos significativos (en un 45 % de los pacientes con SAF primario), trombocitopenia (normalmente >50 000/µl; en ~30 %), anemia hemolítica, TTPa prolongado. 2. Pruebas de imagen: dependiendo de la localización de la trombosis.
¿Qué es un SAF catastrófico?
SAF catastrófico: fallo agudo de múltiples órganos (por lo general ≥3), especialmente de riñones y pulmones, principalmente debido a la trombosis de vasos pequeños (microangiopatía trombótica). Los factores de riesgo son: infecciones, intervenciones quirúrgicas, interrupción de anticoagulantes, INR no terapéutico, fármacos, traumatismos y estrés.
¿Qué es SAF primario o secundario?
Hablamos de SAF primario (53% de los casos) o secundario según se asocie o no a otras enfermedades sistémicas autoinmunes (Alarcón-Segovia D, 1989; Asherson RA, 1989). La asociación más frecuente es con LES (36% casos) (Levine JS, 2002). El 30-40% de los pacientes con LES tienen AAF y entre el 20-50% o más desarrollan SAF a lo largo de los años.