Onde fica o linfoma de Hodgkin?
Índice
- Onde fica o linfoma de Hodgkin?
- Como diagnosticar o linfoma de Hodgkin?
- Qual tipo de linfoma é o mais grave?
- Quais os tipos de linfoma de Hodgkin?
- O que pode causar linfoma de Hodgkin?
- Quem teve linfoma de Hodgkin?
- Qual a finalidade do diagnóstico com o exame de sangue no linfoma de Hodgkin?
- Quais são as chances de cura de um linfoma?
Onde fica o linfoma de Hodgkin?
Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo.
Como diagnosticar o linfoma de Hodgkin?
O diagnóstico baseia-se na biópsia do linfonodo. O tratamento é curativo na maioria dos casos e consiste em quimioterapia com ou sem outras modalidades terapêuticas, incluindo conjugados anticorpo-fármaco, imunoterapia e radioterapia. (Ver também Visão geral dos linfomas.)
Qual tipo de linfoma é o mais grave?
O linfoma de Burkitt e linfoblástico são considerados agressivos, pois apresentam um rápido crescimento. Dessa forma, necessitam de tratamentos bastante intensivos e normalmente são administrados com o paciente internado.
Quais os tipos de linfoma de Hodgkin?
O Linfoma de Hodgkin divide-se em LH com predominância linfocitária nodular e LH clássico. Este, por sua vez, subdivide-se em esclerose nodular, rico em linfócitos, celularidade mista e depleção linfocitária.
O que pode causar linfoma de Hodgkin?
Não está claro o que causa o linfoma de Hodgkin. Sabe-se que a maior parte dos casos de linfoma de Hodgkin ocorre quando uma célula de defesa, chamada de linfócito B, desenvolve uma mutação em seu DNA.
Quem teve linfoma de Hodgkin?
Não importa o tipo de câncer que teve, ainda é possível ter outro (novo) câncer, mesmo depois de sobreviver ao primeiro. As pessoas que tiveram linfoma de Hodgkin podem ter qualquer tipo de segundo câncer, mas as pesquisas mostram que elas têm um risco aumentado para: Leucemia e síndrome mielodisplásica.
Qual a finalidade do diagnóstico com o exame de sangue no linfoma de Hodgkin?
Os exames de sangue determinam as quantidades de certos tipos de células e substâncias químicas presentes no sangue. Eles não são usados para diagnosticar o linfoma, mas às vezes podem ajudar no estadiamento da doença.
Quais são as chances de cura de um linfoma?
Dessa forma, um linfoma não-Hodgkin agressivo em estágio inicial apresenta 80% de chance de cura. Por outro lado o mesmo tipo de câncer, se diagnosticado em estágio avançado, tem chance de cura em cerca de 40% a 70% dos casos.