Como detectar mielomeningocele?
Índice
- Como detectar mielomeningocele?
- Qual a diferença entre mielomeningocele e meningocele?
- Quem tem um filho com mielomeningocele pode ter?
- Quais são as complicações que os pacientes com mielomeningocele podem apresentar?
- Como diagnosticar espinha bífida oculta?
- Quais os sintomas de espinha bífida?
- Qual a diferença entre a espinha bífida e mielomeningocele?
- O que é a mielomeningocele?
- Quem tem mielomeningocele pode andar?
- O que é a doença mielomeningocele?
Como detectar mielomeningocele?
O principal sintoma de mielomeningocele é o surgimento de uma bolsa nas costas no bebê, no entanto, outros sinais incluem:
- Dificuldade ou ausência de movimento nas pernas;
- Fraqueza muscular;
- Perda de sensibilidade para calor ou frio;
- Incontinência urinária e fecal;
- Malformações nas pernas ou pés.
Qual a diferença entre mielomeningocele e meningocele?
Portanto a mielomeningocele é o único tipo de espinha bífida que expõe a medula espinhal do bebê ao líquido amniótico. A meningocele ocorre quando a medula espinhal e o tecido nervoso não se projetam para dentro do saco. Neste caso, a lesão é geralmente coberta pela pele.
Quem tem um filho com mielomeningocele pode ter?
A mielomeningocele corresponde a uma alteraçao neurologica, nem sempre associada a infertilidade. A questao da fertilidade tem que ser avaliada por um Urologista.
Quais são as complicações que os pacientes com mielomeningocele podem apresentar?
A perda de controle das funções do intestino e da bexiga, paralisia total ou parcial das pernas e hidrocefalia estão entre os principais problemas decorrentes desta doença.
Como diagnosticar espinha bífida oculta?
O diagnóstico da espinha bífida oculta pode ser feito ainda durante a gestação por meio de ultrassonografias e através da amniocentese, que é um exame que tem como objetivo verificar a quantidade de alfafetoproteína no líquido amniótico, que é uma proteína encontrada em alta quantidades em caso de espinha bífida.
Quais os sintomas de espinha bífida?
A espinha bífida pode ser identificada ainda na gestação, durante as consultas de pré-natal, através da realização do exame de ultrassonografia fetal e dosagem dos níveis de alfafetoproteína circulantes no sangue da mulher, que nos casos de espinha bífida está alterado.
Qual a diferença entre a espinha bífida e mielomeningocele?
A espinha bífida é uma anormalidade congênita da coluna vertebral que pode se apresentar de formas diferentes. Pode ser oculta e assintomática (espinha bífida oculta), apresentar as meninges expostas (meningocele) ou, além das meninges, a medula e as raízes nervosas podem estar expostas (mielomeningocele).
O que é a mielomeningocele?
A mielomeningocele é um defeito da coluna vertebral e da medula espinhal, que acontece nas primeiras semanas de gestação. A coluna vertebral, a medula espinhal e o canal da medula não se formam normalmente. Existe um defeito na formação dessas estruturas, cuja causa ainda não é bem definida.
Quem tem mielomeningocele pode andar?
2.1.1 Sintomas ortopédicos Crianças e adolescentes com mielomeningocele podem apresentar dificuldades motoras ou para ficar em pé e caminhar porque perdem os movimentos dos músculos que ficam abaixo da lesão. Para o tratamento, algumas vezes, são utilizadas órteses para auxiliar a reabilitação.
O que é a doença mielomeningocele?
A mielomeningocele é um defeito da coluna vertebral e da medula espinhal, que acontece nas primeiras semanas de gestação. A coluna vertebral, a medula espinhal e o canal da medula não se formam normalmente.