Qual exame que detecta hérnia abdominal?

Índice

Qual exame que detecta hérnia abdominal?

Qual exame que detecta hérnia abdominal?

Uma hérnia da parede abdominal causa uma protrusão perceptível, mas pouco desconforto. O diagnóstico é feito por exame físico e, às vezes, ultrassonografia ou tomografia computadorizada.

Qual exame que se faz para descobrir hérnia inguinal?

Quando esse abaulamento é muito pequeno e pouco perceptível, o médico cirurgião pode solicitar exames de imagem como a ultrassonografia, tomografia e até mesmo a ressonância. O ultrassom é o exame mais comum e de menor custo ao paciente que não é assistido por um convênio médico.

Quem tem hérnia na região do abdômen?

Estimativas do Ministério da Saúde indicam que entre 3% e 8% dos brasileiros apresentam algum tipo de hérnia na região do abdômen. Em 2010, segundo o Ministério da Previdência Social, a hérnia inguinal, que ocorre na virilha, foi a responsável por afastar 80 mil pessoas do trabalho.

Como faço para diagnosticar a hérnia?

Essa manobra aumenta a pressão dentro do abdômen e faz a hérnia "sair" pela parede abdominal. Quando as hérnias são muito pequenas ou a/o paciente é obesa/o pode ser necessário utilizar ultrassom ou tomografia para diagnosticar a hérnia. O/a gastrocirurgião/a é o/a médico/a responsável pelo diagnóstico e tratamento das hérnias.

Como se nota a hérnia abdominal?

A hérnia abdominal pode ser notada sob a forma de uma saliência por baixo da pele do abdômen. Geralmente não causa dor, mas pode provocar desconforto e tende a ficar mais evidente ao realizar esforço físico ou tossir.

Qual o diagnóstico da hérnia inguinal?

O diagnóstico da hérnia inguinal é bem mais simples do que parece. Em consultório e com base em sintomas ou a presença de protusão na região da virilha, é possível afirmar que o paciente é portador ou não de uma hérnia.

Postagens relacionadas: