Qual exame que detecta hérnia abdominal?
Qual exame que detecta hérnia abdominal?
Uma hérnia da parede abdominal causa uma protrusão perceptível, mas pouco desconforto. O diagnóstico é feito por exame físico e, às vezes, ultrassonografia ou tomografia computadorizada.
Qual exame que se faz para descobrir hérnia inguinal?
Quando esse abaulamento é muito pequeno e pouco perceptível, o médico cirurgião pode solicitar exames de imagem como a ultrassonografia, tomografia e até mesmo a ressonância. O ultrassom é o exame mais comum e de menor custo ao paciente que não é assistido por um convênio médico.
Quem tem hérnia na região do abdômen?
Estimativas do Ministério da Saúde indicam que entre 3% e 8% dos brasileiros apresentam algum tipo de hérnia na região do abdômen. Em 2010, segundo o Ministério da Previdência Social, a hérnia inguinal, que ocorre na virilha, foi a responsável por afastar 80 mil pessoas do trabalho.
Como faço para diagnosticar a hérnia?
Essa manobra aumenta a pressão dentro do abdômen e faz a hérnia "sair" pela parede abdominal. Quando as hérnias são muito pequenas ou a/o paciente é obesa/o pode ser necessário utilizar ultrassom ou tomografia para diagnosticar a hérnia. O/a gastrocirurgião/a é o/a médico/a responsável pelo diagnóstico e tratamento das hérnias.
Como se nota a hérnia abdominal?
A hérnia abdominal pode ser notada sob a forma de uma saliência por baixo da pele do abdômen. Geralmente não causa dor, mas pode provocar desconforto e tende a ficar mais evidente ao realizar esforço físico ou tossir.
Qual o diagnóstico da hérnia inguinal?
O diagnóstico da hérnia inguinal é bem mais simples do que parece. Em consultório e com base em sintomas ou a presença de protusão na região da virilha, é possível afirmar que o paciente é portador ou não de uma hérnia.