Como calcular circuito de tomadas?

Índice

Como calcular circuito de tomadas?

Como calcular circuito de tomadas?

Para as tomadas de 100 Watts temos o seguinte cálculo: Corrente de projeto é igual a 100 Watts de potência DIVIDIDO por 1, pois o sistema informado é Fase e neutro, VEZES 127v que é a tensão de fase, VEZES 0,9 que é o fator de potência informado, VEZES 1 que é o rendimento informado.

Quantas tomadas de uso geral em um circuito?

deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.

Como dimensionar lâmpadas e tomadas?

Confira abaixo como deve-se efetuar os cálculos:

  1. Locais com área ≤ 6m²: Ao menos 1 tomada;
  2. Locais com área > 6m²: 1 tomada a cada 5m ou fração do perímetro, com tomadas bem espaçadas e uniformemente de acordo com o projeto;

Como calcular carga de tomadas?

Para Escritórios com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 10 tomadas de 180 VA para os primeiros 40 m² + 1 tomada de 180 VA para cada 10 m². E para Lojas com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 1 tomada de 180 VA para cada 30m².

Quantas tomadas Eu posso ligar no mesmo fio?

Já para as tomadas de uso especial, não é recomendado o uso de 2 ou mais tomadas no mesmo circuito, ou seja, para equipamentos de alta potência como por exemplo, ar condicionado, máquina de lavar ou secador de cabelo, você não deve puxar uma tomada de outra, porque o risco de sobrecarga e aquecimento é muito alto, ...

Qual a medida do fio para tomada?

Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm².

Como fazer o dimensionamento das tomadas de uso geral?

Nesta vídeo aula vamos aprender fazer o dimensionamento das tomadas de uso geral e das tomadas de uso especifico, vamos estudar as condições para se estabelecer a potência mínima para as tomadas de uso geral (TUG’s) e tomadas de uso específico (TUE’s) e conhecer o esquema de ligação de cada tipo de tomada. Vamos aos estudos:

Como pode ser utilizado o tipo de tomada?

Basicamente esse tipo de tomada pode ser utilizado, como por exemplo em um forno que apresente uma corrente maior que 10 A, neste caso deve ser separado uma tomada exclusiva para o mesmo, e no quadro de distribuição terá que apresentar um disjuntor para ele, e um circuito específico para a TUE.

Qual é a corrente máxima da tomada?

Destacamos que é importante identificar qual é a corrente máxima da tomada a ser utilizada, muitos modelos informam na parte frontal da tomada este valor da corrente elétrica. Tomada tipo TUG de três furos. O primeiro passo é decapar os condutores (fase, neutro e aterramento), que serão conectados na tomada.

Qual o perímetro de tomada?

Conforme a norma, para ambientes que tenha contato com água, cozinhas, áreas de serviços, lavanderias, entre outros, deve ser adotado no mínimo um ponto de tomada para cada 3,5m do perímetro. Já para áreas comuns, como salas e quartos, a mesma estabelece que a cada 5,0m ou frações de perímetro, seja necessário um ponto de tomada.

Postagens relacionadas: