Qual o conceito de cidadania e democracia?
Índice
- Qual o conceito de cidadania e democracia?
- Qual é o conceito de cidadania?
- Onde surgiu o conceito de cidadania e democracia?
- Qual é a importância da cidadania?
- Quais são os exemplos de cidadania?
- Qual é o conceito de democracia?
- Qual a importância da participação política na vida do cidadão?
- Qual o fundamento da democracia e da cidadania?
- Quais são os direitos do cidadão e da cidadania?
- Quais são os direitos políticos de um cidadão?
- Qual a dimensão da cidadania?
Qual o conceito de cidadania e democracia?
São conceitos complementares: só há realização plena da cidadania no governo democrático e, por outro lado, é o exercício da cidadania que sustenta, garante a democracia. Quando o governo é de todos e para todos, democracia e cidadania se complementam. ... Quer dizer, não tinham o privilégio típico do cidadão grego.
Qual é o conceito de cidadania?
A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. ... Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.
Onde surgiu o conceito de cidadania e democracia?
A democracia ocidental tem origem em Atenas, na Grécia Clássica. Os gregos antigos criaram a ideia de cidadania, que se estendia àquele que é considerado cidadão e poderia, portanto, exercer o seu poder de participar da política da cidade.
Qual é a importância da cidadania?
na qual adquire sua identidade enquanto ser humano e os meios fundamentais para a sua sobrevivência. Ser cidadão é ter consciência de que é um sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Entretanto, cidadania pressupõe também deveres.
Quais são os exemplos de cidadania?
Veja abaixo como podemos exercer a cidadania.
- Alistar-se como eleitor. ...
- Praticar a direção defensiva. ...
- Cobrar promessas políticas. ...
- Exigir cumprimento de serviços de órgãos públicos. ...
- Respeitar o próximo. ...
- Não destruir o patrimônio público. ...
- Praticar a doação.
Qual é o conceito de democracia?
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
Qual a importância da participação política na vida do cidadão?
Muito tem se discutido sobre o papel da política na sociedade moderna. ... Com o recrudescimento de ações violentas como formas de se resolver conflitos, como o período em que vivemos atualmente, torna-se evidente a importância do uso da diplomacia e da política como armas eficazes de resoluções dos problemas da sociedade.
Qual o fundamento da democracia e da cidadania?
Primeiramente a Constituição Federal de 1988 elenca a cidadania como fundamento de um Estado Democrático de Direito, assim sendo elevou-se a democracia e a cidadania a nível constitucional, acima de todo o ordenamento jurídico brasileiro. Dessem pressuposto, se tem a idéia que o legalmente afrontar a democracia e cidadania é considerado crime.
Quais são os direitos do cidadão e da cidadania?
Todos os direitos dos cidadãos que formam a cidadania são baseados na justiça social. Aliás, além dos direitos, os cidadãos também devem seguir seus deveres perante a lei, perante a sociedade. A ideia de cidadão e do direito à cidadania surgiu na Antiguidade, quando a cidade representava a unidade comunitária.
Quais são os direitos políticos de um cidadão?
Os direitos políticos de um cidadão que tem pleno gozo de sua cidadania referem-se à participação no governo da sociedade através de manifestações políticas, discussões dos problemas do governo, organização de partidos, de votar e de ser votado.
Qual a dimensão da cidadania?
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania: a) Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.