Como a dengue pode ser transmitida de pessoa para pessoa?

Índice

Como a dengue pode ser transmitida de pessoa para pessoa?

Como a dengue pode ser transmitida de pessoa para pessoa?

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas.

Quantas vezes a pessoa pode pegar dengue?

Dessa forma, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes. A segunda infecção por qualquer sorotipo da dengue é, na maioria das vezes, mais grave do que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua seqüência.

Como o mosquito é infectado pelo vírus da dengue?

O ciclo de transmissão da dengue se inicia quando o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença no Brasil, pica uma pessoa infectada. O vírus multiplica-se no intestino médio do vetor e infecta outros tecidos chegando finalmente às glândulas salivares. Uma vez infectado o mosquito é capaz de transmitir enquanto viver.

Quanto tempo a pessoa fica com o vírus da dengue?

1. Dengue clássica. Os sintomas da dengue clássica duram em média 7 dias, dependendo do estado de saúde do paciente antes de adoecer. Em geral, adultos saudáveis costumam se recuperar da doença em apenas 2 ou 3 dias, pois o organismo está mais preparado para combater o vírus.

Como ocorre a transmissão da malária?

A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário. Estes mosquitos são mais abundantes ao entardecer e ao amanhecer. Todavia, são encontrados picando durante todo o período noturno, em menor quantidade.

Como se transmite o vírus da gripe?

Os vírus da influenza se disseminam de pessoa para pessoa, especialmente através de tosse ou espirros das pessoas infectadas. Algumas vezes, elas podem se infectar tocando objetos que estão contaminados com os vírus da influenza e depois tocando sua boca ou o nariz.

O que acontece se pegar dengue pela terceira vez?

Pode causar inflamações e, por isso, aumenta o risco de lesões nos vasos sanguíneos, o que levaria à dengue hemorrágica. Um terceiro episódio poderia ser ainda mais grave, e um quarto seria mais perigoso que o terceiro.

O que fazer quando se pega dengue pela segunda vez?

“A reposta dos anticorpos que a pessoa adquiriu previamente nem sempre é a mais adequada para derrotar o novo vírus, pois existem vários subtipos da doença”, diz. De acordo com o médico, é por isso que a vacina que combate a dengue é contraindicada para quem nunca pegou o vírus.

Por que são as fêmeas de mosquitos que transmitem os vírus?

Os mosquitos fêmea sugam sangue para produzir ovos. Se o mosquito da dengue estiver infectivo, poderá transmitir o vírus da dengue neste processo. Em geral, mosquitos sugam uma só pessoa a cada lote de ovos que produzem.

Quando começa a transmissão da dengue?

O processo de transmissão da dengue começa a partir de uma pessoa já infectada com o vírus. Entre um dia antes da febre até o sexto dia da doença, ela se torna transmissível, mas somente quando o mosquito Aedes aegypti pica o infectado. Depois disso, o mosquito leva consigo o vírus.

Quais são os casos de dengue no Brasil?

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde [1], em 2020, até o mês de setembro, foram registrados 924.238 casos confirmados de dengue e 465 mortes pela doença no Brasil. A situação epidemiológica no ano conta com 439,8 casos a cada 100 mil habitantes.

Como fazer repouso para uma pessoa com sintomas da dengue?

O primeiro passo indicado para uma pessoa com sintomas da dengue é procurar o serviço de saúde mais próximo. Fazer repouso e ingerir bastante líquido ajuda – pode ser água, sucos, soro caseiro ou água de coco. Na presença de sinais de alarme e choque, vá imediatamente para o atendimento em unidade hospitalar.

Como é feito o diagnóstico da dengue?

O diagnóstico da dengue é clínico e feito por um médico. É confirmado com exames laboratoriais de sorologia, de biologia molecular e de isolamento viral, ou confirmado com teste rápido (usado para triagem). A sorologia é feita pela técnica MAC ELISA, por PCR, isolamento viral e teste rápido.

Postagens relacionadas: