Como calcular área de iluminação?

Índice

Como calcular área de iluminação?

Como calcular área de iluminação?

Resumindo, calcular o valor de áreas de iluminação e ventilação não é tarefa difícil. Basta verificar no coeficiente qual é a fração da área que a legislação pede e dividir a área total do cômodo por esta fração. No caso de 1/8 basta dividir a área do cômodo por 8. No caso da ventilação basta dividir novamente por 2.

Qual a iluminação mínima para uma casa?

Já o lúmen é conceituado como a quantidade luz emitida por uma lâmpada, sendo um dado encontrado nas embalagens de produtos de iluminação, o qual é necessário para realizar o cálculo do lux. Confira a iluminância mínima recomendada para alguns dos ambientes mais utilizados da casa:

Qual a melhor iluminação para um ambiente bem iluminado?

Um ambiente bem iluminado, costuma ter mais de um ponto de luz. Complete a luz central do ambiente com luminárias, spots e arandelas. A área de serviço costuma ter aberturas de iluminação natural, que são mais usadas durante o dia. Se não for o caso, considere para o cálculo uma luz mais forte, como a do home office.

Como calcular o nível de iluminação artificial?

Para avaliar se o tipo de iluminação artificial está bem dimensionado para o ambiente, precisaremos calcular o nível de iluminância. Neste exemplo iremos considerar as porcentagens de reflectância de 10% para o piso (tom escuro), 50% para a parede (tom médio) e 80% para o teto (tom claro).

Quais são as normas para a iluminação do ambiente?

Normas para luminosidade. A ABNT estabelece normas padronizadas para a correta iluminação de cada ambiente, ou seja, cada ambiente possui um nível de iluminância (E) ideal, e para a classificação de cada ambiente é analisado quais as atividades exercidas no determinado ambiente.

Postagens relacionadas: