Como ocorre o reconhecimento das células hospedeiras e a infecção por vírus influenza?

Índice

Como ocorre o reconhecimento das células hospedeiras e a infecção por vírus influenza?

Como ocorre o reconhecimento das células hospedeiras e a infecção por vírus influenza?

Muitos vírus expressam receptores de superfície que lhes permitem reconhecerem e ligarem-se às células alvo do hospedeiro e iniciarem a infecção. O vírus Influenza liga-se a resíduos de ácido siálico das glicoproteínas e glicolípidos da membrana celular.

Onde a influenza ataca?

A influenza (gripe) é uma infecção viral dos pulmões e das vias aéreas por um dos vírus da gripe. Ela provoca febre, coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dores musculares (mialgias) e uma sensação de indisposição (mal-estar) geral.

Como é formado o vírus da gripe?

O vírus da gripe apresenta um genoma constituído por segmentos de ácido ribonucleico (ARN), o qual codifica, entre uma grande variedade de proteínas virais, as proteínas acima mencionadas. Existem três tipos de vírus Influenza – A, B e C.

Como o sistema imune reage ao vírus influenza?

Conforme o vírus se replica no corpo de pessoas infectadas, o sistema imune captura vários pedaços de proteínas virais, os chamados antígenos, e produz anticorpos contra elas. Há também outros tipos de reposta imune, mas que não causam imunidade de longo prazo, de maneira que não vêm ao caso.

O que é hemaglutinina e neuraminidase?

“A hemaglutinina é a proteína responsável pela adesão do vírus e pelo seu primeiro contato com a célula, enquanto a neuraminidase faz com que o vírus penetre e se replique na célula”, disse.

Qual o ciclo do vírus da gripe?

Em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas.

Qual a causa da influenza?

A gripe (Influenza) é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave.

Quais tipos de células o influenza costuma atacar?

O vírus da influenza sazo6nal se liga a receptores encontrados nas células do nariz, garganta e vias aéreas superiores, permitindo infectar o trato respiratório da pessoa.

Como é o vírus da influenza?

São vírus RNA de hélice única e subdividem-se em três tipos: A, B e C, de acordo com sua diversidade antigênica. Os dois primeiros, principalmente os vírus influenza A, são altamente transmissíveis e mutáveis, causando maior morbidade e mortalidade e, por isto, merecem destaque em saúde pública.

Qual é o agente causador da gripe?

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D.

Postagens relacionadas: