Quem tem tuberculose pode tomar coisa gelada?
Índice
- Quem tem tuberculose pode tomar coisa gelada?
- O que é tuberculose avançada?
- Qual é o tipo de tuberculose mais grave?
- Qual o papel dos exames clínicos de tuberculose renal?
- Como se pode obter o diagnóstico de tuberculose?
- Como é feito o diagnóstico de tuberculose latente?
- Qual a resistência para o controle da tuberculose?
Quem tem tuberculose pode tomar coisa gelada?
Não. A tuberculose é causada por uma bactéria chamada “bacilo de Koch”. Exposição a friagem (como por exemplo “abrir geladeira sem camisa” e “tomar gelado”) também não causam tuberculose.
O que é tuberculose avançada?
A tuberculose pulmonar é uma doença grave provocada por uma bactéria (bacilo de Koch) e que pode ser fatal. Para além do sistema respiratório, a tuberculose também pode afetar outros órgãos (veja os principais adiante). A tuberculose primária é a forma mais comum após a infeção pelo bacilo.
Qual é o tipo de tuberculose mais grave?
Tuberculose miliar: É uma das formas mais graves da tuberculose e ocorre quando o bacilo entra na corrente sanguínea e chega a todos os órgãos, havendo risco de meningite.
Qual o papel dos exames clínicos de tuberculose renal?
O diagnóstico laboratorial de tuberculose renal desempenha um papel importante. Os exames clínicos de sangue são em grande parte não específicos.
Como se pode obter o diagnóstico de tuberculose?
Na maioria dos casos, o diagnóstico de tuberculose assenta numa combinação adequada de diferentes métodos diagnósticos, o que requer tempo até se obter um resultado. Mes- mo assim, em alguns casos não se consegue obter confirmação microbiológica, sendo o diagnóstico e o tratamento estabelecidos com base na suspeição.
Como é feito o diagnóstico de tuberculose latente?
O diagnóstico de tuberculose latente é feito através da positividade do teste tuberculínico (TT) junto com a exclusão de tuberculose ativa (isto é, assintomáticos e com radiografia de tórax normal). Entretanto, a indicação de tratar os pacientes com TB latente depende da sua epidemiologia, idade e do risco de adoecimento.
Qual a resistência para o controle da tuberculose?
Essa resistência é também um grande obstáculo para o controlo efectivo da tuberculose, principalmente em países com elevada prevalência do HIV. O presente Manual realça aspectos desde o diagnóstico e o manuseio dos casos até às medidas a serem tomadas de modo a reduzir a transmissão da tuberculose na comunidade.