Como calcular a capacidade de um aterro sanitário?

Índice

Como calcular a capacidade de um aterro sanitário?

Como calcular a capacidade de um aterro sanitário?

Ouça em voz altaPausarPara o dimensionamento do aterro sanitário, considera-se que 50% do volume éreduzido devido à compactação pelos equipamentos mecânicos, como ostratores. O volume do solo utilizado na cobertura da área e no fechamento final daárea é de 20% do volume total.

O que é necessário para construir um aterro sanitário?

  1. O aterro começa com a escavação de um grande buraco. ...
  2. Tratores compactam a terra do fundo do buraco. ...
  3. Para drenar o percolado (líquido que sai do lixo misturado à água da chuva) a cada 20 metros são instaladas calhas de concreto, que levam a mistura nojenta até a lagoa de acumulação.

Como dimensionar as quantidades de resíduos sólidos urbanos de um aterro?

Ouça em voz altaPausarO cálculo da quantidade que deverá ser gerada de resíduos sólidos urbanos baseia-se em índices relacionados ao número de habitantes atendidos pelo sistema de coleta e ao volume de resíduos gerados, materializando a produção per capita de resíduo.

Quais os critérios técnicos mais importantes para a escolha de uma área apropriada para construção de um aterro sanitário?

Ouça em voz altaPausarDentre as características favoráveis de uma área para implantação de um aterro sanitário estão a baixa densidade populacional em seu entorno, a distância de corpos de água, o baixo custo do terreno, a proximidade a vias de acesso, o baixo potencial de contaminação das águas superficiais e subterrâneas e um subsolo com ...

O que é o aterro sanitário?

Ouça em voz altaPausarO aterro sanitário é uma obra de engenharia projetada sob critérios técnicos, cuja finalidade é garantir a disposição correta dos resíduos sólidos urbanos que não puderam ser reciclados, de modo que os descartes não causem danos à saúde pública ou ao meio ambiente.

Quanto custa para construir um aterro sanitário?

Ouça em voz altaPausarSegundo dados de um estudo elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), a construção de um aterro de grande porte, com capacidade para receber 2 mil toneladas/dia de lixo e ou uma população de 2,5 milhões de pessoas não sai por menos de R$ 525,8 milhões.

Quais são os seis elementos de um projeto de aterro sanitário?

Elementos do projeto de um aterro sanitário

  • Sistema de drenagem das águas superficiais.
  • Sistema de impermeabilização de fundo e de laterais.
  • Sistema de drenagem de lixiviado.
  • Sistema de tratamento de lixiviado.
  • Sistema de drenagem dos gases.
  • Cobertura intermediária e final.
  • Impactos no meio físico.
  • Impactos no meio biótico.

Quais os critérios técnicos que definem a localização de um aterro sanitário?

Ouça em voz altaPausarCritérios para a localização de aterros sanitários e econômicos (distância ao centro gerador, custo para a desapropriação da área, existência de material para cobertura próximo à área escolhida, etc.);

O que é aterro sanitário controlado?

Ouça em voz altaPausarO aterro controlado é um local preparado para receber resíduos sólidos. É uma técnica que consiste em uma tentativa de transformar os lixões em aterros, minimizando os impactos ambientais associados ao acúmulo de lixo em áreas sem nenhum tipo de tratamento para efluentes líquidos e preparação do solo.

O que é e como funciona um aterro sanitário?

Ouça em voz altaPausarAterro sanitário é o local onde é destinado os resíduos sólidos gerados pelos moradores das cidades. ... Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis.

Como instalar um aterro sanitário?

Além disso, para instalar um aterro sanitário, é necessário remover a vegetação existente no local. Outro impacto negativo do aterro sanitário é sobre o social e econômico, já que as áreas próximas são desvalorizadas, além da baixa qualidade de vida da população que vive em seu entorno.

Qual a vida útil de um aterro sanitário?

Normalmente, a vida útil ideal de um aterro sanitário é 10 anos, mas alguns não chegam há durar esse tempo. Quando o aterro esgota sua capacidade, é preciso fechá-lo e providenciar medidas como o reflorestamento, para diminuir os impactos ambientais.

Qual a base para a implantação do aterro sanitário?

A base que apresentou maior percentual de importância para a implantação do aterro sanitário foi a de declividade (22%). Obteve-se um mapa, com 68 áreas com a aptidão superior a 0,80 e área maior que 1 hectare.

Como fazer uma gestão eficiente de aterro sanitário?

Como fazer uma gestão eficiente de aterro sanitário? A gestão dos aterros sanitários deve seguir a norma ABNT NBR 8419/1992, de forma que a sua vida útil seja de no mínimo dez anos. Após o encerramento das atividades, o aterro deve ser monitorado por mais dez anos, pois a produção de chorume e de gases tóxicos continua acontecendo.

Postagens relacionadas: