Como calcular escada de emergência?

Índice

Como calcular escada de emergência?

Como calcular escada de emergência?

Deve ser deixado o espaço de um módulo de referência (. 80×1.20) a cada 500 pessoas de lotação, por pavimento, na antecâmara de acesso a escada ou dentro da escada, no caso de escada sem antecâmara.

Como saber quantas escadas deve ter?

Para calcular, basta dividir a altura total em metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. É importante lembrar que, nesse caso, a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente, e sim do piso de baixo até o piso de cima, que é a distância total que a escada precisa atender.

Quais são os tipos de escadas de emergência?

Nas Definições da Norma (Item 3), estão definidas – dentre outras coisas – os tipos de Escadas de emergência (Escada enclausurada à prova de fumaça (pressurizada ou não), escada enclausurada protegida, escada não-enclausurada)

Como exemplificar a largura das escadas?

No item 4.4 a Norma irá exemplificar o dimensionamento da largura das escadas, em função do cálculo feito para a População. As escadas, por exemplo, são dimensionadas tendo em consideração o pavimento de maior população. No nosso exemplo, como temos somente pavimento-tipo, iremos tomá-lo como referência.

Qual a dimensão máxima das escadas?

O antigo Código de Obras (COE/1992) estabelecia que as escadas tinham que ter dimensões múltiplas de 30cm, ou seja, a dimensão mais próxima de 1,75m seria 1,80m – pela boa prática profissional continuamos a atender esta premissa, embora não mais obrigatória pelo COE (2017)

Qual a proporção da escada inicial?

Essa proporção está automaticamente relacionada a uma condição de escada confortável e adequada para o uso, sem esforços excessivos de quem a usa. Foi a partir deste cálculo de escada inicial que chegou-se ao dimensionamento dos degraus.

Postagens relacionadas: