Quais os sintomas do excesso de vitamina D no organismo?

Índice

Quais os sintomas do excesso de vitamina D no organismo?

Quais os sintomas do excesso de vitamina D no organismo?

O excesso de vitamina D aumenta a captação intestinal de cálcio, reabsorção tubular renal e reabsorção óssea, levando a hipercalcemia-nível elevado de cálcio no sangue-sintomas relacionados, como náusea, vômitos, fraqueza, anorexia, desidratação e quadro agudo insuficiência renal.

Quando a vitamina D é considerada alta?

Já os níveis entre ng/mL são considerados acima da média, mas não são classificados como superdosagem. Por último, valores acima de 100 ng/mL são considerados casos de hipervitaminose, ou seja, há doses muito elevadas de Vitamina D no sangue, ocasionando um risco de toxicidade e hipercalcemia - explica Renke.

Quanto tempo a vitamina D fica no organismo?

Essa exposição também pode ser semanal, por um período maior que 20 minutos, pois a vitamina D sintetizada fica armazenada entre 40 e 60 dias aproximadamente.

Quais são os efeitos do excesso de vitamina D?

Efeitos do excesso de vitamina D. Segundo a nutricionista Tais Sant´Anna, especializada em suplementação nutricional pela Universidade de São Paulo (USP), o consumo em excesso de vitamina D, além de aumentar os riscos de AVC e infarto, pode também sobrecarregar os rins, em razão do aumento de absorção de cálcio.

Posso tomar doses muito grandes de vitamina D?

Há relatos de pessoas que tomaram doses muito grandes de vitamina D durante meses sem sofrer nenhum sintoma, porém, exames de sangue mostraram sintomas de insuficiência renal e hipercalcemia grave.

Quais são as diretrizes de vitamina D?

Como visto, essa é uma vitamina essencial, e quase todas as células do seu corpo têm um receptor para ela. Ela também é muito importante para a saúde óssea e tem sido associada à função imunológica e proteção ao câncer. As diretrizes para os níveis sanguíneos de vitamina D são as seguintes:

Qual o limiar ideal para a ingestão de vitamina D?

Para a maioria das pessoas, uma ingestão diária de 1.000 – 4.000 UI (25-100 microgramas) deve ser a quantidade suficiente garantir níveis ideais. Devido ao fato de que pouco se sabe sobre a toxicidade causada por vitamina D, ainda é difícil definir um limiar exato para a ingestão segura ou não desta vitamina.

Postagens relacionadas: