Como minimizar o sofrimento no trabalho?

Índice

Como minimizar o sofrimento no trabalho?

Como minimizar o sofrimento no trabalho?

Para minimizar o sofrimento, os participantes buscam realizar o máximo de atividades possíveis, negando seu sofrimento. Os resultados encontrados podem servir de base para a elaboração de políticas públicas de apoio social e desenvolvimento para as pessoas que se encontram em situação de não trabalho.

O que são estratégias defensivas?

De acordo com a Teoria da Psicodinâmica do Trabalho, estratégias defensivas são mecanismos por meio dos quais o trabalhador busca modificar, transformar e minimizar sua percepção da realidade que o faz sofrer(1-2).

O que é o sofrimento para Dejours?

Quando Dejours fala da ambivalência bem-estar e “loucura” quer dizer que o sofrimento no trabalho pode ser entendido “como o espaço de luta que ocorre o campo situado entre, de um lado, o bem-estar, e, de outro, a doença mental ou a loucura” (DEJOURS, 1993, p. 153).

Qual o objetivo da Psicodinamica do trabalho?

A Psicodinâmica do Trabalho busca compreender os aspectos psíquicos e subjetivos que são mobilizados a partir das relações e da organização do trabalho.

O que é estratégia dependente?

O quarto tipo de estratégia dependente é adotado por empresas que adquirem tecnologia de terceiros sem um esforço próprio de capacitação. Por meio de licenças, pode-se obter acesso a uma tecnologia de produto ou processo ou utilizar marcas sem necessariamente ter de desenvolver esforços tecnológicos dependentes.

O que é uma estratégia ofensiva?

Consiste em obter a liderança técnica e de mercado, indo na frente de introdução de novos produtos. As firmas que seguem uma estratégia ofensiva são intensivas em P&D, particularmente, dispõem de uma elevada capacidade em engenharia de projeto e em atividade de pesquisa aplicada.

Por que o trabalho pode trazer tanto sofrimento quanto prazer aos trabalhadores?

Sabendo que o trabalho pode ser tanto fonte de sofrimento, quanto de prazer é necessário que a organização de trabalho possua um espaço de negociação entre o sujeito e o real do trabalho, para que haja um ambiente favorecedor à saúde o que proporciona a existência de liberdade para regular os objetivos da organização ...

O que pode gerar sofrimento no trabalho?

A má qualidade nas relações de confiança, de cooperação, de reconhecimento, associada à fragmentação e à rigidez na organização do trabalho são causadores de sofrimento, sendo a somatização (a doença) uma saída individual na tentativa de suportar esse sofrimento.

Qual o objetivo da ergologia?

Ergologia propõe colocar em diálogo os saberes científicos com os saberes imanentes à atividade, por meio de um dispositivo dinâmico de três polos (TRINQUET, 2010), cuja proposta central é o confronto entre os portadores do conhecimento conceitual e os trabalhadores, portadores dos saberes imanentes à atividade ( ...

Qual a teoria de Dejours?

Dejours (1998) afirma que as relações de trabalho, dentro das organizações, freqüentemente, despojam o trabalhador de sua subjetividade, excluindo o sujeito e fazendo do homem uma vítima do seu trabalho.

Qual a conseqüência do sofrimento no trabalho?

O sofrimento no trabalho constitui-se uma das conseqüências da insistência do ser humano em viver em um ambiente que lhe é adverso. A relação do homem com o trabalho nunca foi fácil, até mesmo a etimologia da palavra denota algo penoso e, até mesmo, indesejado (“tripalium”, instrumento de tortura feito com três paus)

Como deixar o trabalho se infiltrar na sua vida pessoal?

É fácil deixar o trabalho se infiltrar na sua vida pessoal com emails, mensagens e verificações constantes.

Qual a relação do homem com o trabalho?

A relação do homem com o trabalho nunca foi fácil, até mesmo a etimologia da palavra denota algo penoso e, até mesmo, indesejado (“tripalium”, instrumento de tortura feito com três paus) Houve tempos em que as patologias associadas ao trabalho eram, em sua grande parte, somáticas.

Qual a gênese do sofrimento no trabalho?

Esse estudo sobre o sofrimento no trabalho, na visão de Dejours traz alguns dos subsídios teóricos, fornecidos por esse cientista sobre o assunto, abordando a gênese de seu pensamento inovador, investigando as causas do sofrimento, e os conceitos de normalidade e sofrimento no trabalho.

Postagens relacionadas: