O que é uma diarreia infecciosa?
Índice
- O que é uma diarreia infecciosa?
- Como saber se a diarreia é infecciosa?
- O que é bom para diarreia infecciosa?
- O que pode ser considerado diarreia?
- Quando devo me preocupar com a diarreia?
- O que podemos fazer para prevenir a diarreia infecciosa?
- Qual a causa da diarreia?
- Como se inicia a diarreia?
- Quando desaparece a diarreia?
- Qual a causa mais comum de diarreia do viajante?
O que é uma diarreia infecciosa?
A diarreia infecciosa é um tipo de diarreia que é causada por uma infecção, principalmente por vírus, bactérias ou parasitas. Normalmente, este tipo de diarreia causa febre, além de outros sintomas como vômitos e presença de sangue nas fezes.
Como saber se a diarreia é infecciosa?
A diarreia infecciosa está frequentemente associada a sintomas como náuseas, vômitos, cólicas, sensação de estufamento, gases e febre. Além disso, podem aparecer sangue, muco e pus nas fezes.
O que é bom para diarreia infecciosa?
A loperamida, uma droga que reduz a motilidade intestinal, pode ser utilizada para tratamento sintomático em pacientes com diarreia aguda que não apresentam febre ou sangue nas fezes.
O que pode ser considerado diarreia?
Diarreia: Neste caso acontece um aumento da frequência ou diminuição da consistência fecal. É considerada diarreia mais de três evacuações no período de 24 horas.
Quando devo me preocupar com a diarreia?
"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.
O que podemos fazer para prevenir a diarreia infecciosa?
Prevenção
- Lave as mãos com frequência, principalmente após ir ao banheiro e antes de comer.
- Use álcool em gel para desinfetar as mãos com frequência.
- Ensine as crianças a não levar objetos à boca.
Qual a causa da diarreia?
A diarreia é causada por uma enterotoxina que ativa a adenilato-ciclase intestinal que aumenta a produção de AMP-cíclico, pode causar uma diarreia explosiva e fatal, que permanece mesmo após parada de ingestão alimentar com perda de volume de 1 litro por hora, podendo evoluir com morte em três horas.
Como se inicia a diarreia?
Em geral, o quadro se inicia por conta da secreção intestinal aumentada secundária a uma toxina bacteriana, nesses casos a diarreia costuma ocorrer precocemente em relação à ingestão de toxinas, podendo ocorrer com poucos minutos da mesma.
Quando desaparece a diarreia?
Muitas vezes, a diarreia desaparece espontaneamente em poucos dias, mas, quando é persistente, pode gerar problemas graves. Diarreia aguda é a causa de mais de 150.000 internações todo ano, a quinta causa de morte mais frequente no mundo todo e afeta 11% da população mundial.
Qual a causa mais comum de diarreia do viajante?
A causa mais comum de diarreia do viajante é uma infecção bacteriana, causada principalmente por E. coli enterotoxigênicas (ETEC). A diarreia pode ser de curta duração (2 a 3 dias) ou se estender por um período mais longo, como é o caso da diarreia bacteriana (ex. cólera).