Qual o impacto das drogas no ambiente de trabalho?

Índice

Qual o impacto das drogas no ambiente de trabalho?

Qual o impacto das drogas no ambiente de trabalho?

O abuso de drogas pode gerar diversos problemas no ambiente de trabalho. Os prejuízos variam desde punições até afastamento temporário, transferências compulsórias, rebaixamento da atividade, imposição de tarefas menos perigosas ou mesmo o processo de demissão.

Como a dependência química pode afetar no mercado de trabalho?

A diminuição da motivação, o surgimento de conflito entre os funcionários e até a demissão do emprego são consequências que podem ser geradas a partir da dependência química.

Como lidar com trabalhadores dependentes químicos?

Para isso é possível treinar as chefias e o médico do trabalho para obter o sucesso esperado. Após a intervenção o funcionário, se houver indicação, é levado à internação e acompanhamento por grupos de apoio, psicólogo e também por psiquiatra para garantir o processo de recuperação.

Como a empresa pode prevenir o uso de drogas no trabalho?

A empresa deve incentivar campanhas e programas, como parte de sua responsabilidade social, para integrar seus empregados e aler- tar sobre riscos – e prejuízos – causados pelo consumo de drogas.

Como as drogas e o álcool impactam na produtividade do trabalho?

O funcionário perde o foco e tempo no trabalho O consumo de drogas, como o álcool e o tabaco, leva a mudanças no funcionamento do cérebro. Especialmente quando a pessoa já encara a dificuldade do vício, é comum que haja transformações nesse sentido.

Quais são os efeitos que o álcool e ou outras drogas causam no ambiente de trabalho?

Em termos gerais, o uso abusivo de álcool pode ocasionar não somente prejuízos pessoais e familiares, mas também prejuízos no ambiente profissional, como diminuição na produtividade, aumento de absenteísmo (falta ao trabalho), maior probabilidade de acidentes de trabalho, entre outros.

Como funciona dependência química?

A dependência química consiste na relação que uma pessoa tem com as drogas e na maneira como ela consome um determinado tipo de substância. Quando essa pessoa desenvolve comportamentos impulsivos para aliviar sensações em sua vida, o desenvolvimento de uma dependência pode ocorrer e afetá-la de uma forma geral.

Quais são os tipos de dependência química?

Os fatores de risco da dependência química podem ser divididos em três grandes grupos: biológicos, psicológicos e sociais.

  • Biológicos. Quando você consome uma substância, o sistema nervoso central é afetado diretamente. ...
  • Psicológicos. ...
  • Sociais.

Como funciona a mente de um Ex-dependente químico?

Irritabilidade: O que muitas pessoas têm dificuldade de aceitar na forma como funciona a mente de um dependente químico é a sua irritabilidade. Coisas fúteis se tornam motivos para discussões, brigas sérias e até mesmo agressões físicas.

Como funciona a mente de um dependente químico?

O dependente químico exige muito dos outros e de si mesmo. Com isso, tende a acumular sentimentos negativos e muita ansiedade. É muito comum observar a sua frustração e aflição dentre os sinais de Síndrome de Abstinência quando fica sem a droga, fazendo de tudo para recorrer a ela novamente.

Qual a legislação sobre a dependência química no ambiente de trabalho?

A legislação não se manifesta claramente sobre as obrigações do empregador em relação à dependência química dos empregados no ambiente de trabalho, ficando a critério do empregador a iniciativa de regulamentar internamente os procedimentos a serem adotados quando verificadas estas situações.

Como compreender a dependência química?

A dependência química é uma doença bastante complexa, determinada por vários fatores. Para compreendê-la, são necessários estudos e abordagens de diversas áreas profissionais.

Qual o desligamento de dependências químicas?

Em qualquer das situações de dependências químicas no ambiente de trabalho, cabe ao empregador esgotar os recursos disponíveis para promover e preservar a saúde do empregado, para somente se superadas as tentativas sem êxito, decidir-se pelo desligamento.

Quais são asstratégias para abordagem da dependência química?

ESTRATÉGIAS PARA ABORDAGEM DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, Universidade Federal de Minas Gerais, para obtenção do Certificado de Especialista.

Postagens relacionadas: