Como dispensar com receita digital?

Índice

Como dispensar com receita digital?

Como dispensar com receita digital?

Para registrar eletronicamente a dispensação, o farmacêutico deverá possuir certificado digital, pois, ao fazer o upload do arquivo no campo do fornecedor, ele precisará lançar todas as informações exigidas pela legislação para a receita em papel, datar e assinar digitalmente (abaixo mais informações sobre obtenção de ...

Quanto tempo dura a receita digital?

Agora, caso seja um medicamento cujo vencimento da receita tenha que obedecer obrigatoriamente ao prazo de 30 dias da data de prescrição, essa receita digital deverá ser trocada, assim como aconteceria se fosse uma receita em papel. Isso vale para receitas de antibióticos e demais medicamentos de controle especial.

Qual a validade de uma receita médica digital?

A medida é válida para receitas médicas e odontológicas e está prevista na Lei 14.028/20, que entrou em vigor nesta terça-feira (28). A regra não vale apenas para medicamentos de uso controlado. Estes manterão as exigências atuais (receita em duas vias e prazo de validade de 30 dias).

Como fazer o cadastro na dispensação digital de medicamentos?

Agora o cadastro da loja na plataforma de dispensação digital de medicamentos pode ser feito bastando acessar a página do dispensador Memed. Vale ressaltar, contudo, que as informações de login e senha de acesso ao SNGPC não são armazenadas pela Memed, sendo utilizadas apenas para retornar os dados da drogaria e facilitar o processo de cadastro.

Como dispensar um medicamento antimicrobiano?

Se for um medicamento antimicrobiano ou sob regime especial de controle, devem ser adotados os seguintes procedimentos: Registrar eletronicamente o ato da dispensação. Dessa forma a receita não poderá ser dispensada novamente em outra farmácia; Atenção!

Qual a assinatura digital do medicamento?

2) Possuam a assinatura digital com certificados ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Porém excetua-se dessa possibilidade as prescrições de medicamentos que contenham substâncias da Portaria SVS/MS nº 344/98, que necessitam de Notificações de Receita para a dispensação (listas A1, A2, A3, B1, B2, C2 e C3).

Como as farmácias aceitam receitas eletrônicas com assinatura digital?

Tendo em vista os diversos questionamentos recebidos pelo CRF-SP acerca da possibilidade de as farmácias do Estado de São Paulo aceitarem receitas emitidas de forma eletrônica com assinatura digital do prescritor, detalhamos abaixo informações sobre o assunto.

Postagens relacionadas: