Porque falar de sexualidade e gênero na escola?
Porque falar de sexualidade e gênero na escola?
Falar sobre gênero e sexualidade é parte da construção do respeito à diferença, uma criança que chega em casa e só conhece uma única forma de convívio com o outro, tem na escola a oportunidade de conhecer outros modos, que não necessariamente o preconceito e a violência com o que lhe é diferente.
Por que as questões de gênero precisam ser discutidas ainda na Escola?
Se você ainda não entende a relevância desse tema, veja cinco motivos pelos quais as questões de gênero precisam ser discutidas ainda na escola:
Como trabalhar relações de gênero nas escolas?
Para quem quer entender um pouco melhor sobre o assunto, ou, como trabalhar relações de gênero nas escolas eu indico o livro “Educar meninas e meninos – Relações de gênero na escola. Daniela Auad” O livro aborda temas como: Como se comportam meninos e meninas nos recreios e nas salas de aula?
Como os professores podem discutir sobre questões de gênero?
Professores capacitados se tornam aptos a discutir sobre questões de gênero de maneira acessível, utilizando exemplos, atividades lúdicas e conversas sinceras. Até mesmo um desenho animado pode repassar mensagens positivas sobre equidade entre meninos e meninas.
Qual a temática de gênero na sala de aula?
Ela incluiu a discussão sobre políticas de ação afirmativa, diversidade sexual e de gênero na sala de aula. A professora Dalila Santos, do curso Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia, também compartilhou que sempre inclui a temática de gênero e luta das mulheres nas suas aulas.