Quais as contribuições da didática na formação do professor?

Índice

Quais as contribuições da didática na formação do professor?

Quais as contribuições da didática na formação do professor?

A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.

Como a didática que possui como objeto de estudo o processo de ensino-aprendizagem contribui para a formação docente?

A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.

O que faz do professor um profissional reflexivo?

O professor reflexivo tem consciência de sua realidade e busca técnicas e metodologias que se enquadrem nela para o seu desenvolvimento tanto profissional quanto cognitivo. A ideia de professor reflexivo reside na capacidade de investigar sua própria docência, ou seja, examinar o resultado do seu trabalho.

Como os professores avaliam a contribuição das atividades formativas para a sua prática docente?

Ao avaliar o aluno, o professor avalia sua metodologia.” Professor 10: “Avaliar é detectar no dia a dia a aprendizagem do aluno, é detectar falhas na prática docente e assim repensar essa prática, buscando estratégias que possam incluir todos os alunos, em suas diferenças individuais, no processo de aprendizagem.”

Porque a didática é importante para o sucesso do trabalho docente?

Ela favorece uma aprendizagem qualitativa, tendo em vista, focalizar sempre o melhor para os alunos e viabilizar facilidades no trabalho do professor, tornando suas ações seguras e precisas. Em suma, a didática é a disciplina que fundamenta a prática docente.

O que é didática na formação docente?

A didática é responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino, através de técnicas e métodos, o educador constrói o conhecimento, possibilitando o aprendizado dos alunos. Etimologicamente, a palavra didática surgiu do grego didaktike, que traduzido significa “ arte de ensinar”.

Quais são os componentes do processo de ensino e aprendizagem?

Os componentes pessoais são os seguintes: O Professor e o Aluno. E os componentes não pessoais são os seguintes: problema, objecto, objectivo, conteúdo, método, meios, formas organizativas e avaliação.

O que é um ser reflexivo?

Significado de Reflexivo adjetivo Que se comporta com reflexão; que reflete ou pondera; ponderado. Que expressa ponderação, serenidade; sereno: era calmo e reflexivo.

Por que a prática reflexiva é amplamente divulgada no campo da formação de professores?

“A prática reflexiva tem sido amplamente divulgada no campo das discussões sobre formação de professores, e incorporada a textos e documentos de forma quase integral e totalizadora” (CAMPOS, DINIZ, 2004, p.2).

Qual é a formação de professores reflexivos?

Altair Alberto Fávero* Universidade de Passo Fundo Carina Tonieto** Universidade de Passo Fundo Marisa Fátima Roman*** Universidad Autónoma del Estado de México A formação de professores reflexivos: a docência como objeto de investigação The reflective teacher education: teaching as an object of research

Por que um professor precisa ter uma boa didática?

Um professor que aspira ter uma boa didática necessita aprender a cada dia como lidar com a subjetividade do aluno, sua linguagem, suas percepções e sua prática de ensino.

Por que o trabalho docente é reflexivo?

No que se refere ao trabalho docente, a reflexão na e sobre a prática possibilita que o educador reveja sua própria atuação. O presente texto tem como principal foco analisar a formação continuada de professores a partir do paradigma do professor reflexivo. PALAVRAS-CHAVE: Reflexivo, Processo formativo, Políticas educacionais.

Postagens relacionadas: