Onde distribuir o recurso especial?
Índice
- Onde distribuir o recurso especial?
- Como protocolar um recurso especial no STJ?
- Como achar recurso especial no STJ?
- Qual o trâmite do recurso especial?
- Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso especial?
- Quem julga o recurso especial?
- Como mandar um recurso especial?
- Onde deve ser protocolado o habeas corpus?
- O que é recurso especial no STJ?
- Quanto tempo leva para julgar um recurso especial no STJ?
- Qual a impossibilidade do STJ?
- Qual a função do Recurso Especial?
- Como é feito o peticionamento no STJ?
- Qual o requisito para a interposição de Recurso Extraordinário?
Onde distribuir o recurso especial?
Dispõe o art. 983 do PLS n. 166/2010 que o recurso especial deverá ser inter- posto no tribunal recorrido. De acordo com o que dispuser o regimento interno, a competência recairá sob Presidência ou Vice-Presidência do tribunal, que realizará o juízo prévio de admissibilidade recursal.
Como protocolar um recurso especial no STJ?
- Pessoalmente na sede do STJ: Em dias úteis, das 8h às 19h, no Atendimento Judicial, localizado no bloco C, no térreo do Edifício dos Plenários.
Como achar recurso especial no STJ?
Por meio da ferramenta de consulta processual, é possível acompanhar a tramitação de todos os feitos do STJ, etapa por etapa.
- Você pode realizar a busca diretamente pelo Número do processo no STJ ou por meio de outros parâmetros:
- Atenção!
Qual o trâmite do recurso especial?
O procedimento para tramitação do recurso especial é o mesmo previsto para o recurso extraordinário, com diferenças dos pressupostos da repercussão geral e às particularidades das causas repetitivas do recurso especial.
Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso especial?
A interposição do Recurso Especial é feita perante o Tribunal de origem, sendo dirigido ao Superior Tribunal de Justiça que exerce a competência constitucional para o seu julgamento. No Tribunal de origem, há o Juízo de admissibilidade do recurso, por despacho da Presidência ou da Vice-Presidência.
Quem julga o recurso especial?
A competência para julgar o recurso especial é do STJ, e as hipóteses de aplicação estão contidas no artigo 105, inciso III, da Constituição da Republica Federativa do Brasil (CRFB):
Como mandar um recurso especial?
Apresentar Recurso Especial no INSS - 2ª Instância
- Pedir serviço. Faça login no Meu INSS; Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”; Clique em “Novo Requerimento”; ...
- Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Faça seu login no Meu INSS; Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
Onde deve ser protocolado o habeas corpus?
Para impetrar um Habeas Corpus (HC), você deve levar ou enviar a petição impressa ou escrita à mão, nos moldes do modelo abaixo ao Tribunal de Justiça. O HC não tem custas (despesas) e pode ser protocolado tanto pela pessoa que está presa quanto por outras pessoas em favor dela.
O que é recurso especial no STJ?
Da forma como se estruturou o Poder Judiciário em 1988, ficou sob a responsabilidade do STJ o julgamento dos “recursos especiais”. Conhecidos como REsp, esses processos são uma espécie recursal oriunda do desmembramento do recurso extraordinário, julgado pelo STF.
Quanto tempo leva para julgar um recurso especial no STJ?
A média de tempo decorrido entre a afetação e a publicação do acórdão de mérito, em junho e julho de 2020, foi de 296 dias e 316 dias, respectivamente. No ano passado, essa média foi de 464 dias.
Qual a impossibilidade do STJ?
Mesmo tribunal (impossibilidade) – STJ, Súmula 13 No dissenso pretoriano, quanto ao STJ, o que se pretende é dar sentido único a entendimentos dissemelhantes entre tribunais.
Qual a função do Recurso Especial?
Já o Recurso Especial (RESP) tem a função de manter a unidade e autoridade da legislação federal, ... § 1º Concluído o julgamento do recurso especial, ...
Como é feito o peticionamento no STJ?
O peticionamento no STJ é feito eletronicamente pela Central do Processo Eletrônico (CPE), no site do STJ. Pela CPE, os advogados podem encaminhar suas petições, de forma rápida e segura, dispensando a apresentação de documentos. O sistema funciona 24 horas por dia e o acompanhamento do protocolo pode ser feito on-line pelo ...
Qual o requisito para a interposição de Recurso Extraordinário?
Além de encaixar nas hipóteses previstas no art. 102, III da CF/88, a partir da EC nº 45/2004, outro requisito para a interposição de recurso extraordinário é a demonstração pela parte de repercussão geral das questões constitucionais discutidas no caso, nos termos do art. 102, § 3º da CF/88: Art. 102 (...)