Onde protocolar ação revisional de alimentos?
Índice
- Onde protocolar ação revisional de alimentos?
- Qual o rito da ação revisional de alimentos?
- Qual o foro competente para revisão de alimentos?
- Como fixar valor de alimentos?
- Qual a revisão da ação de alimentos?
- Como é feita a revisão de alimentos?
- Qual a legislação que prevê a revisão de alimentos?
- Qual a lógica da revisão de alimentos?
Onde protocolar ação revisional de alimentos?
Nos termos do artigo 53, inciso II, do CPC é competente o foro de domicílio ou residência do alimentando, para a ação em que se pedem alimentos.
Qual o rito da ação revisional de alimentos?
Trata-se da possibilidade de exoneração, redução ou majoração do encargo alimentar quando, fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe. A ação revisional dos alimentos definitivos segue o mesmo rito da Lei nº 5.478/68.
Qual o foro competente para revisão de alimentos?
O domicílio do alimentado. Se o domicílio do alimentado modificou-se desde a fixação dos alimentos, alterando, por óbvio, o foro competente, entendo como nova ação (revisional ou de exoneração), a ser distribuída normalmente, por sorteio.
Como fixar valor de alimentos?
No tocante à fixação dos alimentos, devem-se levar em conta os recursos financeiros do alimentante e a necessidade do alimentado, ou seja, na dicção do artigo 1.695 do Código Civil, atentar para o binômio possibilidades do alimentante/necessidades do alimentando.
Qual a revisão da ação de alimentos?
A Lei nº 5.478/68 (Lei de Alimentos), em seu artigo 15, prevê a revisão da ação de alimentos, a qualquer momento, desde que, conforme já antecipado no Código de Processo Civil e no Código Civil Brasileiros, ocorra modificação no contexto financeiro do Alimentando ou do Alimentante, como se transcreve, in verbis: “Art. 15.
Como é feita a revisão de alimentos?
Revisão de Alimentos, também chamada de Ação Revisional de Alimentos, é um processo muito importante que ajuda manter equilibrado, o valor da pensão alimentícia. A lógica da ação é bem simples. Quando o valor da pensão alimentícia é fixado, é levado em consideração os seguintes fatores: A necessidade de quem recebe;
Qual a legislação que prevê a revisão de alimentos?
” Grifamos. A Lei nº 5.478 /68 ( Lei de Alimentos ), em seu artigo 15, prevê a revisão da ação de alimentos, a qualquer momento, desde que, conforme já antecipado no Código de Processo Civil e no Código Civil Brasileiros, ocorra modificação no contexto financeiro do Alimentando ou do Alimentante, como se transcreve, in verbis: “Art. 15.
Qual a lógica da revisão de alimentos?
Revisão de alimentos, também chamada de ação revisional de alimentos, é um processo muito importante que ajuda manter equilibrado, o valor da pensão alimentícia. A lógica da ação é bem simples. Quando o valor da pensão alimentícia é fixado, é levado em consideração os seguintes fatores: A necessidade de quem recebe; A possibilidade de quem paga;