Como a depreciação afeta cada produto?
Índice
- Como a depreciação afeta cada produto?
- Porque a depreciação não entra no fluxo de caixa?
- Qual a vantagem da depreciação?
- Para que serve a taxa de depreciação?
- Qual a importância de sabermos o valor da depreciação?
- Qual é o objetivo da depreciação?
- Quando ocorre a depreciação?
- Como o valor da depreciação afeta negativamente o resultado do exercício?
- Como saber se a depreciação será contabilizada?
- Como é possível verificar a depreciação?
Como a depreciação afeta cada produto?
Porém, ao se falar de depreciação, é levado em conta o valor contábil, que deixa de existir no final da vida útil, no caso de um veículo, ou diminui consideravelmente em outros itens. O valor econômico persiste e o veículo pode ser vendido, inclusive para a aquisição de um modelo mais novo.
Porque a depreciação não entra no fluxo de caixa?
A depreciação é excluída do cálculo do fluxo de caixa livre por ser uma despesa que não representa efetiva saída de caixa. O mesmo ocorre com a amortização de ativos diferidos e com qualquer outra despesa que não reflita um efetivo pagamento no período em que é re- gistrada.
Qual a vantagem da depreciação?
A depreciação tem como principal objetivo registrar o desgaste efetivo dos bens pelo uso ou perda da utilidade, mesmo que seja por ação do tempo ou por simples obsolência. Atualmente a legislação fiscal obriga somente as empresas tributadas pelo Lucro Real a reconhecerem a depreciação.
Para que serve a taxa de depreciação?
A depreciação é um recurso contábil que tem o objetivo de atribuir o custo financeiro de um ativo tangível, durante a sua vida útil. As empresas utilizam esse recurso para avaliar os seus ativos de longo prazo, considerando seus projetos, planos fiscais e contábeis.
Qual a importância de sabermos o valor da depreciação?
Em uma empresa, conforme o tempo passa, os bens envelhecem e precisam ser trocados por novos, que deem mais retorno financeiro. Assim sendo, é justamente por meio do cálculo de depreciação que é possível saber por quanto tempo um ativo (um bem ou um direito da empresa) será útil para o desenvolvimento da companhia.
Qual é o objetivo da depreciação?
A depreciação é um recurso contábil que tem o objetivo de atribuir o custo financeiro de um ativo tangível, durante a sua vida útil. As empresas utilizam esse recurso para avaliar os seus ativos de longo prazo, considerando seus projetos, planos fiscais e contábeis.
Quando ocorre a depreciação?
Em finanças e contabilidade, depreciação corresponde à perda de valor de um ativo ou bem durante o tempo. Isso pode ocorrer por desgaste natural ou por uso, devido à obsolência ou pela antiguidade do item. Nas organizações, ela é registrada como uma porcentagem do valor contábil de um objeto, que é descontada do total ao passar dos anos.
Como o valor da depreciação afeta negativamente o resultado do exercício?
Considerando-se que o valor da depreciação afeta negativamente o resultado do exercício, pois se classifica como uma despesa, conclui-se que em uma empresa lucrativa, sob uma ótica tributária, deseja-se que sejam maiores os débitos dedutíveis de depreciação, pois haverá imediata redução do Imposto de Renda e da Contribuição Social.
Como saber se a depreciação será contabilizada?
Para começar, é preciso saber se a depreciação será contabilizada como um custo ou uma despesa, como explicado acima. Também é necessário prever a vida útil do bem, o método de depreciação que será usado (veremos no tópico seguinte) e a base de cálculo (o valor do item sobre o qual a depreciação incidirá).
Como é possível verificar a depreciação?
Desse modo, é possível verificar a relação entre custos e retorno proporcionado pelos produtos. Já em relação às despesas, como elas podem ser ligadas a diversos gastos, raramente são vinculadas à produção de determinado produto. O registro da depreciação é essencial para o controle financeiro da empresa.