Como se faz um estudo de impacto ambiental?

Índice

Como se faz um estudo de impacto ambiental?

Como se faz um estudo de impacto ambiental?

Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

  1. Informações Gerais. O campo das informações gerais contém: ...
  2. Caracterização do Empreendimento. Já na caracterização deve constar: ...
  3. Área de Influência. ...
  4. Diagnóstico Ambiental. ...
  5. Qualidade Ambiental. ...
  6. Análise dos Impactos Ambientais. ...
  7. Medidas Mitigadoras.

Quem elabora o estudo de impacto ambiental?

O Estudo de Impacto Ambiental pode ser elaborado pelos próprios profissionais das empresas obrigadas à elaboração do EIA, ou ainda, por empresa especializada em consultoria técnica ambiental contratada para fazê-lo. Em ambos os casos, deve ser realizado por um grupo de profissionais qualificados para tanto.

Quais são as atividades técnicas de um estudo de impacto ambiental?

Veja algumas das atividades técnicas desenvolvidas pelo EIA: Isso leva em conta: o meio físico (subsolo, águas, ar e clima). Nessa fase são feitas topografia e demais análises de solo, águas e demais componentes. A outra parte é o meio biológico e de ecossistemas naturais como fauna e flora.

O que deve conter no relatório de impacto ambiental?

Para isso, devem estar no relatório:

  • As finalidades e justificativas do projeto e sua relação com políticas setoriais e planos governamentais.
  • A descrição e alternativas tecnológicas do projeto ( matéria prima, fontes de energia, resíduos etc.).
  • Um resumo dos diagnósticos ambientais da área de influência do projeto.

Quando é necessário um estudo de impacto ambiental?

A elaboração de estudo de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), por meio de um EIA/RIMA — a ser aprovado pela Comissão Estadual de Controle Ambiental pertinente — é obrigatória apenas para atividades que possuam potencial poluidor considerado alto pelos órgãos e legislação competentes.

Quem paga o estudo de impacto ambiental?

[21] Essas diretrizes devem ser indicadas de forma imediata[22], para que não seja acarretado nenhum prejuízo à Administração Pública, ao requerente do licenciamento (que é quem paga a realização do EIA), e ao meio ambiente.

O que faz o rima?

De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.

Quais são as funções do EIA e do RIMA?

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são documentos técnicos multidisciplinares com objetivo de realizar avaliação ampla e completa dos impactos ambientais significativos e indicar as medidas mitigadoras correspondentes.

Qual o objetivo do estudo de impacto ambiental?

O Estudo de Impacto Ambiental tem como principal objetivo avaliar todas as atividades que, de alguma forma, possam acarretar em deterioração significativa do meio ambiente que será quantificado antecipadamente por meio de planejamento e execução do referido estudo.

Qual é o impacto ambiental?

De acordo com a Resolução Conama de 1986: “impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam: I. A saúde, a segurança e o bem-estar da população;

Quais são os roteiros básicos para o estudo de impacto ambiental e Relatório Ambiental?

Os roteiros básicos apresentados para a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório e Impacto Ambiental listam uma série de informações gerais do empreendimento e sua respectiva caracterização nas fases de planejamento, implantação, operação e, se for o caso, de desativação.

Como é feita a análise dos impactos ambientais?

A partir do conhecimento das ações do projeto, suas alternativas e do diagnóstico ambiental da área afetada, efetua-se a análise dos impactos, que consiste na identificação e na caracterização dos impactos ambientais que serão objeto de medição e pesquisa detalhada.

Postagens relacionadas: