Até quando pode ser feita a emenda à inicial?

Índice

Até quando pode ser feita a emenda à inicial?

Até quando pode ser feita a emenda à inicial?

A determinação de emenda da petição inicialpode ocorrer até a contestação. Apresentada a contestação, vedada está a determinação da emenda (STJ, 2ª.

O que é a emenda da petição inicial?

A emenda à inicial é um instrumento para que o processo não seja indeferido por falta de informação. Por outro lado, caso ela não seja entregue no prazo estipulado pelo Código de Processo Civil (15 dias) ou no tempo estipulado pelo Juiz, o processo pode ser extinto sem a resolução do mérito.

Quando a petição inicial pode ser emendada?

Quando a petição inicial pode ser emendada, é proibido ao juiz indeferi-la sem dar ao autor o direito a emendá-la. Há efetivo direito subjetivo da parte à emenda inicial é o que STJ já decidiu por sua 2ª. Turma, Resp 438.685?DF, relator Ministro Otávio de Noronha, julgado em 06.06.2006, DJ 03.08.2006.

Qual a diferença entre emenda inicial e emenda inicial?

Explicação sobre aditamento da inicial e emenda Emenda da inicial. A emenda da inicial atende a um propósito diferente do aditamento. A emenda é uma espécie de resposta a uma determinação do juiz. Geralmente, essa determinação é para corrigir ou consertar alguma irregularidade percebida por ele na peça jurídica.

Será que a emenda foi cumprida dentro do prazo estabelecido?

Também pode ocorrer nas situações em que o pedido de emenda foi cumprido dentro do prazo estabelecido, porém, são identificados outros pontos da petição que exigem reformulação ou acréscimo de informações, antes despercebidos.

Qual a diferença entre Emenda e aditamento da petição inicial?

O Novo CPC e a diferença entre emenda e aditamento da Petição Inicial. O NOVO CPC E A DIFERENÇA ENTRE EMENDA E ADITAMENTO DA INICIAL – Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015.

Postagens relacionadas: