Como montar um itinerário formativo?

Índice

Como montar um itinerário formativo?

Como montar um itinerário formativo?

Para construir os itinerários, identifique primeiro qual projeto você tem hoje que representa a identidade da sua escola e quais as vivências do corpo docente que não aparecem nas aulas. Dessa forma, fica mais simples formatar o currículo.

O que itinerario formativo?

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio.

Quais são os eixos estruturantes dos itinerários formativos?

12 das DCNEM estabelece, ainda, que os Itinerários Formativos organizam-se a partir de quatro eixos estruturantes (Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo), que serão apresentados em maior detalhe na seção 4 deste documento.

Como funcionam os itinerários formativos?

Os itinerários formativos são roteiros de atividades e conteúdos pré-definidos pela escola que os estudantes poderão seguir a partir do 1º ano do ensino médio com o objetivo de se aprofundar em determinada área de conhecimento ou de se qualificar profissionalmente.

Como escolher os itinerários formativos?

A escolha deve ser feita pelo site da SED (Secretaria Escolar Digital). Um guia também foi elaborado para esclarecer as dúvidas dos estudantes quanto às mudanças do novo ensino médio como os itinerários e passo a passo para a manifestação de interesse.

O que são itinerários formativos resposta?

O que são os itinerários formativos? Itinerários formativos são um conjunto de habilidades, competência, disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo relacionados a um tema. Essa é a parte flexível, que o aluno escolherá para se aprofundar.

Para que serve os itinerários formativos?

Os Itinerários Formativos tratam da parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio e correspondente a pelo menos 1.200 horas totais. Eles possibilitam a contextualização do que é ensinado em relação à realidade da instituição e permite que os estudantes se aprofundem nas áreas que os interessam mais.

São os eixos estruturantes?

Eixos Estruturantes

  1. O bem comum. Insere-se no debate sobre o bem comum a condição humana na qual e por meio da qual cada pessoa compõe uma comunidade com os demais seres humanos. ...
  2. Regionalização e Internacionalização. ...
  3. Educação com qualidade. ...
  4. Inovação. ...
  5. Direitos Humanos.

Como os itinerários formativos podem ser efetivados no novo ensino médio?

O Novo Ensino Médio poderá ofertar até cinco itinerários formativos que possibilitarão que o estudante a escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos ao longo do ensino médio. Eles podem variar conforme o contexto no qual a escola está inserida e de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes.

Quais são os itinerários formativos?

Itinerários Formativos Marise Nogueira Ramos. A expressão ‘itinerário formativo’, no nível macro, refere-se à estrutura de formação escolar de cada país, com diferenças marcadas, nacionalmente, a partir da história do sistema escolar, do modo como se organizaram os sistemas de formação profissional ou do modo de acesso à profissão

Por que a escola pode oferecer um itinerário formativo?

Isso quer dizer que a escola pode optar por oferecer o itinerário formativo de Linguagens e suas Tecnologias e Qualificação Profissional, por exemplo. Além disso, a construção de cada itinerário também fica sob a responsabilidade da instituição de ensino.

Qual a lógica dos itinerários formativos?

A lógica de organização dos itinerários formativos tem dois fundamentos. O primeiro é a previsão de que as qualificações obtidas por meio de cursos, etapas ou módulos correspondentes a ocupações de uma família ocupacional ou área profissional possam redundar numa titulação de nível superior a essas qualificações.

Quais são os referenciais para construção dos itinerários formativos?

Construção dos itinerários: quais são os referenciais? Entendemos o que são e as possibilidades dos itinerários formativos. Mas como começar, de fato, a construí-los? Em abril de 2019, o Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União, os referenciais para a construção dos itinerários formativos.

Postagens relacionadas: