Precisa trocar o óleo do câmbio?
Precisa trocar o óleo do câmbio?
Os automóveis atuais equipados com câmbio manual não precisam de troca. “A tecnologia dos lubrificantes evoluiu muito e hoje eles são do tipo 'lifetime', ou seja, duram por toda a vida útil do sistema”, explica Francisco Satkunas, conselheiro da SAE, Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade.
Quanto tempo dura o óleo do câmbio?
As montadoras especificam no manual do proprietário o período ideal para fazer a troca de óleo do câmbio e se necessário. O mecânico Erick Albuquerque, da Mix Auto Center, recomenda realizar a troca de óleo do câmbio no mínimo a cada 50 mil quilômetros ou 5 anos – tempo suficiente para evitar problemas na transmissão.
Como medir óleo do câmbio?
Para medir o nível do óleo do câmbio automático é preciso abrir o capô do carro, deixar o carro em um local que tenha nível para uma maior precisão e achar a vareta de medição do óleo de câmbio. Caso você não saiba no manual do proprietário tem especificado qual é a correta. Geralmente tem um adesivo mostrando.
Qual óleo para câmbio automático?
O óleo de câmbio automático Multi ATF é um fluido 100% sintético de alta tecnologia. Indicado para caixas de marchas automáticas com bloqueio de conversor de par. É ideal para veículos modernos e, também, caixas automáticas antigas.
Como saber se falta óleo no câmbio?
5 sintomas de óleo baixo no câmbio automático
- 1 - Problemas nas mudanças de marchas. Um sintoma comum de câmbio com problemas são os trancos nas mudanças de marchas. ...
- 2 - Patinação. Outro problema que se manifesta com frequência é a patinação. ...
- 3 - Ruído estranho. ...
- 4 - Aquecimento excessivo. ...
- 5 - Vazamentos.
Quando trocar óleo do câmbio Honda Fit?
Os fabricantes recomendam troca do fluido do câmbio automático por volta dos 30.000 km (óleos minerais) e 50.000 km (óleos sintéticos).
O que acontece se não trocar o óleo do câmbio?
Não realizar adequadamente a revisão do óleo de câmbio poderá provocar a quebra da caixa ou o superaquecimento. Além disso, poderá trazer diversas consequências para o funcionamento do veículo e até mesmo prejudicar outras partes. O óleo grosso devido à ausência de troca poderá travar o câmbio.