Como os profissionais de saúde lidam com a morte?
Índice
- Como os profissionais de saúde lidam com a morte?
- Como o profissional compreende o processo de morte e morrer?
- Qual o motivo que torna importante os profissionais de enfermagem pensarem sobre o processo de morte e morrer?
- O que é luto na enfermagem?
- O que é necessário para o profissional de saúde lidar com o envelhecimento e a morte?
- Como a equipe médica lida com o luto?
- O que é o processo de morte morrer?
- Quais as fases do processo de morte e morrer?
- Qual é a importância de os profissionais saberem lidar com questões relacionadas à morte e ao morrer?
- Qual a concepção de morte para técnicos de enfermagem?
- Por que o profissional da enfermagem deve estar preparado para o momento da morte?
- Como podemos lidar com a morte?
- Qual a expectativa da equipe de enfermagem para o momento da morte?
Como os profissionais de saúde lidam com a morte?
Além de aplicar o melhor tratamento possível, o profissional precisa saber como conversar com o paciente, responder todas as suas dúvidas e as dos familiares, tratar os envolvidos com ética e respeito. Este é um processo que exige maturidade e aceitação da morte como um fato normal, que está além do seu poder.
Como o profissional compreende o processo de morte e morrer?
Dentro do processo de morte e morrer, o enfermeiro é o profissional que presta cuidados direto ao paciente, interage com ele e está em contato constante com o paciente, devendo transmitir segurança a toda equipe e principalmente para seus pacientes e família.
Qual o motivo que torna importante os profissionais de enfermagem pensarem sobre o processo de morte e morrer?
A morte é geradora de sentimentos como dor, tristeza, sofrimento, medo, impotência e insucesso, podendo ser resultado de uma formação acadêmica voltada para o tratamento e cura das doenças, levando os profissionais a pensarem ser possível curar sempre, o que causa frustração e culpa.
O que é luto na enfermagem?
Os estágios do luto, sistematizados e descritos por Elisabeth Kubler- Ross (1996) são: negação, raiva, barganha, depressão e por fim, aceitação. A negação é caracterizada pela defesa psíquica, onde o indivíduo nega o problema, evitando falar sobre o assunto e fugindo da realidade.
O que é necessário para o profissional de saúde lidar com o envelhecimento e a morte?
Para Py, Oliveira (2009), os profissionais da saúde para lidar com o envelhecimento e a morte, devem pôr-se em “estado de escuta” e em “estado de disponibilidade” muito para além do discurso e método científico.
Como a equipe médica lida com o luto?
Referido pacto tem como principal mecanismo de defesa a negação da morte e do sentimento de impotência frente a ela. Sendo assim, no momento de informar ao paciente a respeito do seu diagnóstico os familiares e a equipe de saúde, na maioria das vezes, optam pelo silêncio, por temer a reação do paciente.
O que é o processo de morte morrer?
Os conceitos emergidos diante da morte e do processo de morrer desmembram-se em elementos como: passagem, separação e finitude. O elemento denominado passagem compreende uma concepção espiritual do tema, em que a pessoa tem a morte como transição entre o mundo material e o espiritual.
Quais as fases do processo de morte e morrer?
Os cinco estágios do luto descritos por ela:
- Primeiro estágio: negação e isolamento. ...
- Segundo estágio: raiva. ...
- Terceiro estágio: barganha. ...
- Quarto estágio: depressão. ...
- Quinto estágio: aceitação.
Qual é a importância de os profissionais saberem lidar com questões relacionadas à morte e ao morrer?
Conclusão: os profissionais devem produzir uma harmonia entre a vida e a morte, entre saúde e doença, entre a cura e o óbito. O cuidado de qualidade deve ser prestado ao ser humano em todos os seus aspectos.
Qual a concepção de morte para técnicos de enfermagem?
O objetivo deste trabalho foi conhecer as concepções de morte para técnicos de enfermagem que lidam com pacientes terminais em um hospital público da Grande Vitória. Pretendeu-se apreender como esses profissionais lidavam com a morte e como isso interferia em suas vidas cotidianas e em suas rotinas de trabalho.
Por que o profissional da enfermagem deve estar preparado para o momento da morte?
Pois todo trabalho realizado por eles é demonstrar o bem e o cuidado com o outro. Visto que, por mais doloroso que seja esse processo, o profissional da enfermagem deve estar preparado para esclarecimento e preocupações da morte com os pacientes e familiares, trazendo calma e serenidade e profissionalismo para o momento a ele articulado.
Como podemos lidar com a morte?
Conclui-se que, independentemente das circunstâncias ou formulas que visamos lidar com a morte, a mesma pode ser facilitada, sendo ela visada como algo vital, considerada um desfecho natural da nossa vida. Palavras-chave: Enfermagem; Morte; Morrer; Tanatologia; Cuidar.
Qual a expectativa da equipe de enfermagem para o momento da morte?
Segundo Palú, Labronici e Albini (2004), espera-se da equipe de enfermagem que, mediante o cuidado profissional, sejam desenvolvidas ações que objetivem não somente assistir e auxiliar o ser humano no momento sublime que é o nascimento, mas ainda comprometer- se com esse momento desconhecido, ou seja, o momento da morte.