O que é um regulamento interno de uma empresa?
Índice
O que é um regulamento interno de uma empresa?
O Regulamento Interno das empresas é o instrumento pelo qual o empregador pode se valer para estabelecer regras (direitos e obrigações) aos empregados que a ela presta serviços.
Qual a importância de um regulamento interno?
O Regimento Interno (RI) é de extrema importância para a manutenção do Poder Legislativo Municipal. De forma geral, é ele que (com a Lei Orgânica Municipal), faz toda a organização das normas legais, garantindo que os trabalhos sejam conduzidos da melhor forma para a manutenção das estruturas municipais.
Quais as principais regras de uma empresa?
Algumas normas que geralmente estão presentes no documento são:
- obrigações e deveres dos colaboradores;
- horário de trabalho;
- uso de uniformes;
- cuidados no manuseio de equipamentos e máquinas;
- requisitos para admissão;
- comportamento perante colegas de trabalho, superiores hierárquicos e clientes;
Qual é o conceito de regulamento?
Regulamento é um conjunto de normas que, geralmente, são estabelecidas por uma autoridade com poder para o cumprimento das mesmas. Ou seja, o conceito é regular e organizar as atividades de uma empresa de forma interna, para que assim, as regras sejam aplicadas devidamente.
Como estabelecer um regulamento interno?
Portanto, toda empresa pode estabelecer um próprio Regulamento Interno, porém, há algumas normas básicas a serem seguidas. Confira logo mais as normas a serem seguidas: Regulamento é um conjunto de normas que, geralmente, são estabelecidas por uma autoridade com poder para o cumprimento das mesmas.
Como fazer um regulamento interno na empresa?
De forma geral, o Regulamento Interno é estabelecido pela própria empresa, cabendo apenas aos empregados e empregador seguir as regras ou não. Como fazer um Regulamento Interno e aplicá-lo na empresa?
Qual a base legal para o regulamento?
E para a elaboração do regulamento, é existente uma base legal, que vem de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Portanto, o Artigo 444 da CLT autoriza os empregadores a utilizar outras fontes para estabelecer normas de comportamento, desde que não contrariem leis, acordos ou convenções existentes.