Como a esponja do mar captura os alimentos e onde ocorre a sua digestão?

Índice

Como a esponja do mar captura os alimentos e onde ocorre a sua digestão?

Como a esponja do mar captura os alimentos e onde ocorre a sua digestão?

Não, a esponja-do-mar não tem boca. Explicação: Esponjas-do-mar capturam seus alimentos com uma célula chamada coanócito e depois mandam o mesmo para outra célula chamada amebócito, onde enfim, ocorre a digestão do alimento.

Como as esponjas obtêm seus alimentos?

Eles conseguem seu alimento por meio da filtração, removendo partículas de alimento que estão na água que entra pelo seu corpo através dos poros. → Trocas gasosas: são realizadas por meio de difusão nas células do corpo do animal. → Excreção: também ocorre em cada célula, sendo os resíduos metabólicos lançados na água.

Como é uma esponja do mar?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Como ocorre o processo de regeneração das esponjas?

- regeneração: as esponjas são capazes de sofrer regeneração, a partir de fragmentos que se desprendem de seus corpos. Quando uma esponja se desintegra, por ação mecânica ou casual, "brotos", ou massas de amebócitos são capazes de originar uma nova esponja.

Onde as esponjas se fixam?

São exclusivamente aquáticos, predominantemente marinhos, mas existem algumas espécies que vivem em água doce. Os poríferos vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variadas.

Como as esponjas podem se reproduzir?

As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.

Qual a principal fonte de alimento das esponjas poríferos?

Os alimentos constituem-se de plâncton e de partículas orgânicas. Os coanócitos são responsáveis pela captura dos alimentos. As partículas alimentares são atraídas pela vibração do flagelo, e passam pela fagocitose na base do colarinho, constituindo em torno delas um vacúolo digestivo.

Como os poríferos esponjas obtém seu alimento Lembre-se de citar a célula especializada que é usada para capturar alimento *?

A célula especializada por capturar o alimento e fazer a digestão é chamada de coanócito, uma célula flagelada presente no corpo desses animais. Outras células envolvidas nesse processo são os amebócitos, que recebem o alimento dos coanócitos e o transportam para outras células.

Qual é a família da esponja do mar?

Os poríferos ou Porífera (do latim porus, poro + phoros, portador de poros) é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.

Que filo pertence a esponja do mar?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

Qual a alimentação das esponjas do mar?

A alimentação das esponjas do mar é o mecanismo pelo qual esses animais invertebrados são nutridos. Esponjas do mar são criaturas que filtram o seu alimento ao se alimentar de vários nutrientes disponíveis na água salgada do oceano.

Qual a fecundação da esponja do mar?

Reprodução sexuada. A esponja do mar pode ser monoica (hermafrodita) e dioica (unissexuada). Não existem órgãos reprodutores nos animais poríferos. Óvulos e espermatozoides se formam a partir de arqueócitos. A fecundação é interna e indireta.

Como são os corpos de esponjas marinhas?

Os corpos de esponjas são ocos e adaptados para maximizar a eficiência do fluxo de água através de seu corpo. * Esponjas marinhas aparecem escuras debaixo d’água, devido à presença de uma membrana escura que envolve e protege seu esqueleto interno macio da destruição.

Como proteger as esponjas do mar?

As esponjas podem ser atacadas por predadores ou até mesmo por outras esponjas. Assim, para se protegerem, as esponjas liberam toxinas na água ao redor e fora de seus corpos. É por causa destas toxinas que pessoas que manipulam as esponjas desenvolvem erupções cutâneas após o contato. REPRODUÇÃO NAS ESPONJAS DO MAR

Postagens relacionadas: