Como trabalhar a taxonomia de Bloom?
Índice
- Como trabalhar a taxonomia de Bloom?
- O que é taxonomia de Bloom e qual sua finalidade?
- Qual é o conceito da taxonomia de Bloom?
- O que é taxonomia de Bloom e como ela é estruturada?
- Qual o nível difícil da taxonomia de Bloom?
- O que é taxonomia da aprendizagem?
- Quais são os objetivos cognitivos?
- Quais os verbos da taxonomia de Bloom?
- Quais são os eixos comuns de Bloom?
- Quais são os verbos da taxonomia de Bloom?
Como trabalhar a taxonomia de Bloom?
Como aplicar a Taxonomia de Bloom na prática? O plano de aula e as atividades a serem propostas aos alunos precisam contemplar os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor, e seus objetivos específicos devem estar de acordo com os níveis hierárquicos.
O que é taxonomia de Bloom e qual sua finalidade?
A Taxonomia de Bloom é um desses instrumentos cuja finalidade é auxiliar a identificação e a declaração dos objetivos ligados ao desenvolvimento cognitivo que, no contexto deste artigo, engloba a aquisição do conhecimento, competência e atitudes, visando facilitar o planejamento do processo de ensino e aprendizagem.
Qual é o conceito da taxonomia de Bloom?
A taxonomia dos objetivos educacionais, normalmente conhecida como taxonomia de Bloom, é um sistema de classificação que estrutura os objetivos educacionais de forma hierárquica. O conceito surgiu no Estados Unidos, na década de 1950, como resultado do trabalho de uma comissão multidisciplinar liderada por Benjamin S.
O que é taxonomia de Bloom e como ela é estruturada?
A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente – do mais simples ao mais complexo – e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior.
Qual o nível difícil da taxonomia de Bloom?
A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente – do mais simples ao mais complexo – e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior.
O que é taxonomia da aprendizagem?
A idéia central da taxonomia é a de que os objetivos educacionais podem ser arranjados numa hierarquia do mais simples (conhecimento) para o mais complexo (avaliação). ... CONHECIMENTO O aluno irá recordar ou reconhecer informações, idéias, e princípios na forma (aproximada) em que foram aprendidos.
Quais são os objetivos cognitivos?
1.1) Objetivos do domínio cognitivo: enfatizam relembrar ou reproduzir algo que foi aprendido, ou que envolvem a resolução de alguma atividade intelectual para a qual o indivíduo tem que determinar o problema essencial, então reorganizar o material ou combinar ideias, métodos ou procedimentos previamente aprendidos.
Quais os verbos da taxonomia de Bloom?
Verbos: enumerar, definir, descrever, identificar, denominar, listar, nomear, combinar, realçar, apontar, relembrar, recordar, relacionar, reproduzir, solucionar, declarar, distinguir, rotular, memorizar, ordenar e reconhecer. 2. Compreensão: Habilidade de compreender e dar significado ao conteúdo.
Quais são os eixos comuns de Bloom?
O domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom é um modelo multicamadas que classifica o pensamento de acordo com seis níveis de complexidade cognitiva. As categorias do domínio cognitivo são: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação.
Quais são os verbos da taxonomia de Bloom?
Verbos: enumerar, definir, descrever, identificar, denominar, listar, nomear, combinar, realçar, apontar, relembrar, recordar, relacionar, reproduzir, solucionar, declarar, distinguir, rotular, memorizar, ordenar e reconhecer. ...