Como fazer um plano de acompanhamento familiar?
Índice
- Como fazer um plano de acompanhamento familiar?
- O que é o acompanhamento familiar?
- Como funciona o acompanhamento do Cras?
- Qual objetivo do PAF?
- O que é PAF No suas?
- Como fazer um relatório de acompanhamento social?
- Qual é a diferença entre Acolhimento atendimento e acompanhamento?
- O que é PAF na assistência social?
- Como é feito o acolhimento no CRAS?
- Qual o plano de acompanhamento da família?
- Quais são os atendimentos feitos com a família?
- Como inserir a família em alguma atividade?
- Qual o formato da família?
Como fazer um plano de acompanhamento familiar?
A importância do Plano de Acompanhamento Familiar no SUAS e sua elaboração
- Descreva, no plano, as demandas que a família leva e as vulnerabilidades a serem superadas;
- Procure identificar as potencialidades do grupo familiar, que servirão para ajudar na superação das vulnerabilidades apesentadas;
O que é o acompanhamento familiar?
O acompanhamento familiar consiste em um conjunto de intervenções, desenvolvidas de forma continuada, a partir do estabelecimento de compromissos entre famílias e profissionais, que pressupõem a construção de um Plano de Acompanhamento Familiar - com objetivos a serem alcançados, a realização de mediações periódicas, a ...
Como funciona o acompanhamento do Cras?
Consiste no encaminhamento e na orientação feita para cada caso particular. Os encaminhamentos procuram promover o acesso aos direitos de cidadania de cada membro da família. Esse tipo de ação requer normatizações e fluxos de atendimento, além de contato permanente com os outros serviços socioassistenciais envolvidos.
Qual objetivo do PAF?
O PAF é extremamente técnico e estratégico para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e também de forma a fortalecer os membros das famílias na busca de melhoria na qualidade de vida tanto intimamente (intrafamiliar) quanto de forma cidadã (garantia de direitos).
O que é PAF No suas?
Mas eu gosto mesmo é de PAF: Plano de Acompanhamento Familiar. É dele que vamos falar hoje. Trata-se de uma ferramenta indispensável nos casos em que as vulnerabilidades ou riscos sociais aos quais uma família esta exposta exigem atenção continuada e sistemática.
Como fazer um relatório de acompanhamento social?
Alguns elementos interessantes para compor o relatório são:
- Texto institucional, de preferência assinado pelo presidente.
- Resumo do projeto com público-alvo, justificativa e objetivos.
- Resultados alcançados.
- Impacto do projeto.
- Recursos utilizados e sua origem (princípio da transparência)
- Parceiros envolvidos.
Qual é a diferença entre Acolhimento atendimento e acompanhamento?
O atendimento é uma resposta qualificada a uma demanda apresentada pela família ou território. Já o acompanhamento se trata de um conjunto de intervenções, continuadas e pactuadas entre os profissionais responsáveis pelo acompanhamento e as famílias acompanhadas.
O que é PAF na assistência social?
As famílias e indivíduos inseridos no acompanhamento do PAIF vivenciam situações de vulnerabilidade social que exigem ações estratégicas, planejadas e pactuadas para se acompanhar e monitorar a superação. ...
Como é feito o acolhimento no CRAS?
As formas mais usadas são: Acolhida Particularizada (com duas ou mais famílias) ou Acolhida em Grupo (com uma família ou um de seus membros), sendo essencial diferenciá-las na recepção antecedente à ação.
Qual o plano de acompanhamento da família?
” Tal plano é fundamental para o estabelecimento de propostas de intervenção do acompanhamento, bem como delimitar e esclarecer à família quais as ações do PAIF diante da demanda trazida. Pensando nisso, produzimos um modelo de Plano de Acompanhamento Familiar conforme as orientações técnicas oficiais.
Quais são os atendimentos feitos com a família?
Atendimentos feitos apenas com a família, ou com membros dela, de forma individual, também são muito importantes. Esse tipo de ação pode acontecer por indicação de um assistente social, ou até mesmo através da requisição da família. Pode acontecer na sede do CRAS, ou na residência da família.
Como inserir a família em alguma atividade?
O primeiro consiste em inserir a família, ou quaisquer de seus membros, em alguma atividade, quer seja: acolhida, encaminhamentos, ações particularizadas ou comunitárias e oficinas. Mas, seja qual for a atividade, que sempre tenha objetivos concretos e realizáveis.
Qual o formato da família?
Seja qual o formato que assuma, a família é peça central para a qual convergem todas as ações da política de assistência social, principalmente através do PAIF e do PAEFI; ações estas que devem estar pautadas nas suas necessidades, tornando, assim, o atendimento integral e alcançável por todos os membros.