Faz mal tirar o glúten?
Faz mal tirar o glúten?
“Do ponto de vista da fisiologia, tirar o glúten da dieta não faz mal, mas é preciso substituí-lo por alimentos variados, com um bom valor nutricional, afim de evitar o desfalque de nutrientes importantes para a saúde”.
Quais os benefícios de tirar o glúten da alimentação?
- Diminuição da fome e compulsão; - Combate a obesidade; - Diminui alterações de pH que provocam danos aos ossos; - Previne o aparecimento de osteoporose e anemia nas pessoas que apresentam a sensibilidade ou alergia a proteína do glúten e que acabam comprometendo o funcionamento normal do intestino.
Como retirar o glúten da dieta?
Retirar o glúten da dieta está na moda, mas você sabe os benefícios que uma alimentação sem esta substância pode trazer? "O glúten é uma proteína presente na farinha de trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Ela provoca inflamações que podem gerar inchaço, dores articulares e indisposição.
Como fazer a alimentação sem glúten?
Evitar o glúten e a lactose pode dar a sensação de que a perda de peso virá sem esforço, o que não é verdade, pois é preciso continuar fazendo atividade física e evitando alimentos industrializados, fast food e carnes gordurosas para conseguir emagrecer. Veja mais dicas sobre como fazer a alimentação sem glúten no vídeo a seguir.
Como retirar a lactose e o glúten da dieta?
Retirar a lactose e o glúten pode engordar porque apesar de retirar o glúten e a lactose da dieta ainda é necessário fazer uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e fibras, e pobre em açúcares e gorduras para emagrecer.
Por que o glúten é dispensável na alimentação?
Porém, o glúten é totalmente dispensável na dieta. Ele não oferece qualquer benefício especial a nossa alimentação ou saúde, então pode ser cortado sem qualquer problema. Porém, é necessário ficar atento para que a eliminação dos alimentos com glúten, presente, em geral, nas fontes de carboidratos, não acabe deixando sua alimentação desequilibrada.