O que é um DARF Simples?

Índice

O que é um DARF Simples?

O que é um DARF Simples?

O DARF - SIMPLES é o documento de uso obrigatório no recolhimento unificado de receitas do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - SIMPLES.

Qual é a diferença entre DARF e DARF Simples?

Qual é a diferença entre DARF Simples e DARF Comum? O DARF Simples entrou em vigor em 1997. ... Com a criação do Simples Nacional em 2011, o DARF foi substituído pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), sendo que empresas enquadradas neste modelo não emitem DARF.

Qual a diferença do DARF para DARF Simples?

Diferença entre o DARF Simples e o DARF Comum Enquanto o DARF Comum, criado em abril de 1997, continua valido até hoje e cada guia equivale ao pagamento de um único tributo, diferente do que acontecia com o DARF Simples.

Como fazer a emissão do DARF?

Caso você escolha essa opção, você vai precisar preencher os dados requisitados e fazer a impressão do documento preenchido. Ele deve ser pago em alguma agência bancária posteriormente. Outra opção é fazer a emissão do DARF pelo Sicalc, que é um software desenvolvido pela própria Receita Federal.

Qual a importância de um documento como o DARF?

Essa é a importância de um documento como o DARF. Ele reduz o tempo necessário para o pagamento dos impostos federais. O que há algum tempo levaria bastante tempo e bastante correria, com o DARF pode ser feito em um único dia. O DARF é um documento criado pela Secretaria e pelo Ministério da Fazenda para a arrecadação de impostos federais.

Quais são os dados solicitados pela DARF?

Esse documento serve para pagar impostos como PIS sobre faturamento de empresas, impostos alfandegários sobre mercadorias importadas e imposto de renda pela sua fonte pagadora. Deve-se preencher atentamente a DARF para evitar erros e a necessidade de uma nova emissão. Dentre os dados solicitados estão:

Quais são os tipos de DARF?

Já para as pessoas físicas, o DARF é utilizado principalmente para o pagamento de Imposto de Renda (IRPF) sobre investimentos que não têm o imposto retido na fonte – ações, por exemplo. Além disso, é importante entender que existem dois tipos de DARF: o Simples e o Comum.

Postagens relacionadas: