Como emitir guia de ISS retido em SP?
Como emitir guia de ISS retido em SP?
Emissão de Damsp para Pagamento Emita o Documento de Arrecadação do Município de São Paulo (Damsp) para o recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS). É necessário informar o número do Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM), a incidência, o código do serviço e o valor a ser pago.
Quais serviços têm ISS retido na fonte?
Serviços sujeitos à retenção
- Instalação de palcos, andaimes e qualquer tipo de estrutura;
- Acompanhamento e fiscalização de obras;
- Administração e empreitada de obras;
- Demolição;
- Edificação de obras relacionadas ao transporte;
- Limpeza, manutenção e conservação de ambientes e bens públicos;
Como o ISS é retido?
Na prática, o ISS retido corresponde à obrigação do tomador do serviço de reter o valor referente ao ISS devido pelo prestador no momento do pagamento pelo serviço. Dessa forma, o prestador recebe o valor do serviço contratado já com o desconto do imposto devido na prestação do serviço.
Como proceder ao recolhimento do ISS?
Nos casos em que a empresa prestadora de serviços, sendo obrigada a emitir nota fiscal, não o fizer, o tomador do serviço deve proceder a retenção e recolhimento do ISS. Por essa razão, é importante verificar onde se encontram as instalações do prestador de serviço no momento da contratação.
Qual a diferença entre a alíquota e o ISS retido?
Caso haja diferença entre a alíquota utilizada e a que for efetivamente apurada, a empresa prestadora do serviço deve recolher essa diferença no mês subsequente. O ISS retido é considerado definitivo para empresa não optantes pelo Simples Nacional, ou seja, ele não resulta em imposto a pagar à cidade nas operações em que há retenção.
Como é recolhido o ISS em prestações municipais?
Nesse caso, o imposto é recolhido pelo tomador do serviço, seguindo as regras estabelecidas nas leis municipais. O ISS retido em prestações de serviços intermunicipais deve ser recolhido exclusivamente para a prefeitura da cidade onde o serviço foi realizado.