O que é uma operação de factoring?
Índice
- O que é uma operação de factoring?
- Como se dá o funcionamento das operações com factoring?
- Qual a tributação de uma factoring?
- O que significa o termo Ad Valorem?
- Como é calculado o Ad Valorem?
- Qual a finalidade da factoring?
- Para que serve o factoring?
- Como funciona uma operação de fomento?
- O que é a operação de factoring e qual sua vantagem e desvantagem para uma empresa?
- Como fazer a emissão de nota fiscal?
- Como emitir a nota fiscal de devolução?
- Qual a obrigatoriedade de emitir nota fiscal?
- Como é emitida a nota fiscal complementar?
O que é uma operação de factoring?
Factoring (fomento mercantil ou comercial) é uma atividade comercial caracterizada pela aquisição de direitos creditórios, por um valor à vista e mediante taxas de juros e de serviços, de contas a receber a prazo.
Como se dá o funcionamento das operações com factoring?
Como Funciona - A empresa vende seu bem, crédito ou serviço à prazo, gerando um crédito (exemplo: Duplicata Mercantil), no valor correspondente; - A empresa negocia este crédito com a Factoring; - De posse desse crédito, a Factoring informa o sacado sobre o fato e a forma de cobrança (carteira ou banco);
Qual a tributação de uma factoring?
15% Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). A sociedade de factoring pagará neste imposto à alíquota de 15% sobre o lucro real, isto é, o lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pelo Regulamento (Decreto-Lei 1.598/1977, artigo 6º).
O que significa o termo Ad Valorem?
O Ad Valorem (ou Frete Valor) é uma taxa cobrada dentro da tabela de fretes que representa o custo do seguro da carga. Seu cálculo é feito através da porcentagem da mercadoria sobre o valor da Nota Fiscal da carga transportada agregada ao custo de frete.
Como é calculado o Ad Valorem?
O Ad Valorem é cobrado com base no valor dos produtos. O cálculo da alíquota do imposto é simples: basta multiplicar o valor total da carga pelo percentual da taxa definida na tabela de frete, conforme regras pré-estabelecidas. Esse valor é somado ao custo do frete.
Qual a finalidade da factoring?
O Factoring não desconta títulos e não faz financiamentos. A finalidade fundamental da empresa de Factoring é o fomento mercantil. Fomentar, assessorar, promover o desenvolvimento e o progresso, ajudar o pequeno e médio empresário a solucionar seus problemas diários.
Para que serve o factoring?
Factoring é um mecanismo voltado para pequenas e médias empresas em que elas conseguem vender seus créditos vindos das vendas a uma empresa de Factoring. A partir disso, ao receber esses créditos futuros, elas obtém um poder maior de negociação nas compras corporativas.
Como funciona uma operação de fomento?
Após realizar o fechamento da venda de um serviço ou produto, em um contrato de fomento mercantil, a empresa concede os direitos creditórios para a empresa que está realizando a operação de factoring com o objetivo de obter o valor à vista, mas com o desconto de algumas taxas e encargos operacionais.
O que é a operação de factoring e qual sua vantagem e desvantagem para uma empresa?
Factoring é um mecanismo voltado para pequenas e médias empresas em que elas conseguem vender seus créditos vindos das vendas a uma empresa de Factoring. A partir disso, ao receber esses créditos futuros, elas obtém um poder maior de negociação nas compras corporativas.
Como fazer a emissão de nota fiscal?
A emissão é mais fácil do que você possa imaginar e esse documento é importante para evitar problemas com o Fisco e com as leis governamentais relacionadas às empresas no nosso país. Se você quer saber como fazer a sua e evitar problemas futuros, confira aqui nossas dicas para a emissão de nota fiscal.
Como emitir a nota fiscal de devolução?
Por isso, a nota fiscal de devolução deve ser emitida da mesma forma como a nota fiscal de origem foi emitida. Existem duas maneiras de emitir a nota fiscal de devolução:
Qual a obrigatoriedade de emitir nota fiscal?
Todo CNPJ que vende produtos ou serviços tem obrigatoriedade de emitir nota fiscal, independente do tamanho da empresa. A emissão é mais fácil do que você possa imaginar e esse documento é importante para evitar problemas com o Fisco e com as leis governamentais relacionadas às empresas no nosso país.
Como é emitida a nota fiscal complementar?
A Nota Fiscal Complementar é emitida para acrescentar dados e valores que não foram originalmente informados no documento fiscal. A legislação define essa possibilidade em alguns casos, como: Na exportação, se o valor resultante do contrato de câmbio acarretar acréscimo ao valor da operação constante na Nota Fiscal