Quando usar contrato de comodato?

Índice

Quando usar contrato de comodato?

Quando usar contrato de comodato?

Na hora de emprestar gratuitamente algum item de valor, seja um imóvel ou maquinário, eletroeletrônico, ou até mesmo uma máquina agrícola, é possível estar assegurado através do contrato de comodato. O contrato de comodato funciona por meio do empréstimo gratuito de um bem que é único e insubstituível.

Como emitir uma nota fiscal de devolução?

As dúvidas mais comuns ao emitir uma nota fiscal de devolução: qual CFOP usar, CST, CSOSN e alíquotas de impostos, devolução total ou parcial, IPI, PIS, COFINS e Outros valores e se precisa fazer todos os cálculos e controles.

Como emitir a devolução de comodato?

Quando solicitado pelo fornecedor, pode-se emitir a devolução de comodato, acessando o menu Operação> Notas Fiscais> Notas Fiscais de Devolução> Retorno de Bens por Comodato>. Veja exemplo a seguir: Selecione a loja e o fornecedor: Após seleção, serão exibidas todas as Notas Fiscais recebidas, que ainda possuem itens com saldo para devolução.

Posso colocar os impostos na nota de devolução?

Devo colocar os impostos na nota de devolução? Sim, os impostos devem ser iguais aos da nota de origem, lembrando de que devem ser proporcionais em caso de devolução parcial da nota. O CFOP inverso é igual ao CFOP de devolução? Não. O CFOP inverso é para nota de ajuste e o CFOP de devolução é para notas de devolução.

Como emitir uma nota de devolução?

As dúvidas mais comuns ao emitir uma nota de devolução: qual CFOP usar, CST, CSOSN e alíquotas de impostos, devolução total ou parcial, IPI, PIS, COFINS e Outros valores e se precisa fazer todos os cálculos e controles. Ao precisar devolver um produto para o fornecedor ou dar entrada de uma mercadoria que o cliente devolveu sempre surgem dúvidas.

Postagens relacionadas: