Como a filariose é popularmente conhecida?

Índice

Como a filariose é popularmente conhecida?

Como a filariose é popularmente conhecida?

O que é a Filariose Linfática A Filariose Linfática, popularmente conhecida como elefantíase, é uma doença parasitária crônica, considerada uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo.

Qual sistema fisiológico é afetado por essa doença filariose?

A filariose é contraída através da picada do mosquito Culex contaminado. O sistema fisiológico afetado pela doença é o sistema linfático.

O que é uma filaria?

A filariose, popularmente conhecida como elefantíase ou filariose linfática, é uma doença infecciosa causada pelo parasita Wuchereria bancrofti que pode ser transmitida para as pessoas por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus infectado.

O que causa filaria?

O que é Filariose Linfática (Elefantíase)? É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida basicamente pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita.

Qual s manifestações são ocasionadas na filariose?

A Filariose Linfática também conhecida por elefantíase, por causar aumentos e deformidades no corpo humano, com espessamento da pele, particularmente em membros inferiores apresentando muita semelhança com a pata de um elefante.

Qual é o causador da doença filariose o vetor é o que afeta?

A filariose é causada por várias espécies de vermes. No Brasil, o principal causador da doença é o nematódeo Wuchereria bancrofti. A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa, é necessário um vetor, o qual pode ser um mosquito ou mosca.

Qual a forma de transmissão da filariose para o hospedeiro definitivo?

A transmissão é dada pela picada de um inseto contaminado que deposita as larvas infectantes, chamadas de filarias, na pele lesada das pessoas. Essas larvas instalam-se nos vasos e gânglios linfáticos podendo causar a obstrução dos mesmos.

Qual é a diferença entre Microfilária e filária?

Vermes filários adultos fixam-se em tecidos linfáticos ou subcutâneos. Fêmeas grávidas produzem descendência viva (microfilárias) que circula no sangue ou migra diretamente para os tecidos.

Qual é a forma de vida do verme filária?

Ciclo de vida da filariose Quando o inseto vetor faz novo repasto sanguíneo, as larvas L3 penetram pela pele do hospedeiro e migram para os vasos linfáticos. Meses depois as larvas amadurecem e se transformam em vermes adultos com sexos distintos.

Quais são os sintomas da filariose?

Os sintomas da filariose podem demorar até 12 meses para aparecer, isso porque a larva transmitida para as pessoas precisa se desenvolver até a sua forma adulta e, em seguida, iniciar a liberação de microfilárias.

Como ocorre a transmissão da filariose?

A transmissão da filariose acontece exclusivamente através da picada do mosquito Culex quinquefasciatus infectado. Esse mosquito, ao fazer o repasto sanguíneo, ou seja, ao picar a pessoa para se alimentar de sangue, libera na corrente sanguínea da pessoa larvas do tipo L3, que corresponde à forma infectante do parasita Wuchereria bancrofti.

Como se prevenir da filariose?

A melhor forma de se prevenir da filariose é evitar a exposição prolongada aos mosquitos da espécie Culex quinquefasciatus nos locais onde ainda ocorre a transmissão. No Brasil, estes locais estão restritos a bairros periféricos dos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista (todos da Região Metropolitana de Recife).

Quais os medicamentos mais usados para o tratamento de filariose?

Os medicamentos mais usados para o tratamento de filariose são: 1 Ivermectina 2 Dietilcarbamazina More ...

Postagens relacionadas: