É possível emprestar dinheiro a juros?

Índice

É possível emprestar dinheiro a juros?

É possível emprestar dinheiro a juros?

Contudo, definitivamente, essa não é a melhor saída. Lembremo-nos que a prática de agiotagem (empréstimo de dinheiro a juros considerados excessivos, ou seja, superiores àqueles legalmente permitidos) é considerada crime no Brasil, de acordo com a Lei de Crime Contra a Economia Popular (lei 1.521/51)1.

Como faço para emprestar dinheiro legalmente?

Não há, na legislação brasileira, impedimento algum à concessão de um empréstimo realizado entre pessoas físicas. Não há lei que torne irregular tal operação. Uma pessoa pode tranquilamente emprestar uma determinada soma para um irmão consertar um defeito de seu automóvel, por exemplo.

Quem empresta dinheiro é chamado de?

Aquele que empresta dinheiro a um indivíduo ou a uma instituição, se chama credor, pois ele "crê" que receberá seu dinheiro de volta.

Como emprestar dinheiro a juros agiota?

Funciona mais ou menos assim: o agiota vai até a casa do interessado com o dinheiro, empresta-o e diz que será cobrado uma taxa de 20%. Caso a pessoa interessada não pague, os juros de 20% serão pagos ao mês, até a quitação total do débito.

Como se caracteriza o crime de agiotagem?

Em seu artigo 4ª, a norma prevê o crime de usura pecuniária ou real, e descreve a conduta delituosa como sendo o ato de cobrar juros, e outros tipos de taxas ou descontos, superiores aos limites legais, ou realizar contrato abusando da situação de necessidade da outra parte para obter lucro excessivo. ...

Como emprestar dinheiro a juros para o banco?

Basicamente, um CDB é um empréstimo que o investidor concede para um banco, que, por sua vez, empresta o dinheiro (dá crédito) aos que precisam – sejam estes pessoa física ou jurídica. É um investimento que tem vencimento, indexador da dívida (pós-fixado, prefixado ou indexado) e liquidez do papel.

É crime ser agiota?

Agiotagem consiste no empréstimo de dinheiro a juros excessivos, superiores àqueles legalmente permitidos em Lei, cuja prática de cobrança é considerada CRIME CONTRA A ECONOMIA POPULAR, denominada USURA PECUNIÁRIA OU REAL. ...

Porque emprestar dinheiro a juros é pecado?

O empréstimo entre pessoas físicas não é proibido por lei, exceto quando há cobrança de juros abusivos, o que não é o caso. Isso porque o perigo do empréstimo entre particulares é que a transação pode ser considerada um crime de agiotagem.

Posso emprestar dinheiro para outra pessoa física?

Emprestar dinheiro para uma pessoa física pode, mas e a cobrança de juros? Você pode definir juros sobre o dinheiro emprestado? A resposta também é sim! É perfeitamente legal uma pessoa física emprestar dinheiro para outra pessoa física, determinando um prazo para o pagamento e juros sobre o valor emprestado.

Qual a melhor opção para pegar empréstimo?

O economista Andrew Storfer, diretor de Economia da Anefac, vê a modalidade como alternativa para quem não tem acesso fácil ao crédito. A principal recomendação para quem vai pegar empréstimo é comparar bem as taxas de juros com outras modalidades do mercado. E, para quem empresta, cuidado.

Qual a nova modalidade de empréstimo?

Uma nova modalidade de empréstimo permite que pessoas físicas emprestem dinheiro com juros para pessoas físicas. E já existem aplicativos para conectar os dois lados. Uma nova modalidade de empréstimo permite que pessoas físicas emprestem dinheiro a juros para pessoas físicas.

Qual a nova modalidade de empréstimo entre pessoas físicas?

Nova modalidade é chamada de Sociedade de Empréstimo entre Pessoas. Plataformas eletrônicas que fazem a intermediação precisam ter autorização do BC para operar. Uma nova modalidade de empréstimo permite que pessoas físicas emprestem dinheiro com juros para pessoas físicas. E já existem aplicativos para conectar os dois lados.

Postagens relacionadas: