Quais as consequências da Síndrome do Ninho Vazio?

Índice

Quais as consequências da Síndrome do Ninho Vazio?

Quais as consequências da Síndrome do Ninho Vazio?

Os pais e mães que sofrem da síndrome do ninho vazio, apresentam geralmente sintomas de dependência, sofrimento e tristeza, associado a quadros depressivos, perda de papel de cuidadora dos filhos, principalmente em mulheres que dedicaram a sua vida exclusivamente à criação dos filhos, sendo muito difícil para elas vê- ...

Quanto tempo dura a síndrome do ninho vazio?

Habitualmente, a síndrome do ninho vazio é pontual, ou seja, possui hora certa para ser findada, sendo que sua duração se estende do instante de separação dos filhos até o estabelecimento de uma nova ordem familiar.

Quando um filho se afasta da mãe?

Esses filhos provavelmente vão alegar que estão sobrecarregados com o trabalho, com sua própria prole, com problemas no casamento (ou num novo relacionamento). Mesmo assim, o afastamento dói como uma punhalada. Claro que você os criou para o mundo, e não para ficarem na barra da sua saia.

Por que você quer sair de casa com seu filho?

Antes de mais nada, pergunte ao seu filho se ele quer sair de casa. Trata-se de uma pergunta relativamente simples, mas que vai revelar um pouco sobre os motivos do jovem continuar morando com vocês. Normalmente, a resposta vai começar com "Sim, quero, mas...", seguida de uma lista de motivos pelos quais ele não o fez ainda.

Como pai não quer encorajar seus filhos a sair de casa?

Como pai, é normal não ter certeza se quer encorajar seus filhos a sair de casa. Por um lado, você provavelmente gosta da companhia deles ou não quer que eles sofram para pagar as contas. Você definitivamente não quer sentir como se estivesse expulsando ninguém de casa.

Quando a filha mais nova saiu de casa?

Durante 17 anos, a família de Ana Paula resumiu-se às filhas. Há seis anos, a mais velha saiu de casa, foi estudar Direito e fazer vida no Porto. Em Setembro de 2012, foi a vez da filha mais nova, que, aos 24 anos decidiu emigrar para Inglaterra.

Será que seu filho pode viver por conta própria?

Seu filho provavelmente é capaz de viver por conta própria, mesmo que isso implique em reduzir os padrões de vida, como sair de uma casa completa para um apartamento pouco equipado e compartilhado com outras pessoas. Se essa for o caso, entenda que você não o está preparando para a vida real, mas que o está mimando com conforto.

Postagens relacionadas: