Quando e como a febre amarela chegou no Brasil?
Índice
- Quando e como a febre amarela chegou no Brasil?
- Quando foi a primeira epidemia de febre amarela no Brasil?
- Como a febre amarela foi controlada no Brasil?
- Quantas pessoas morreram de febre amarela no Brasil?
- Quanto tempo demorou para descobrir a vacina contra febre amarela?
- Quantos anos demorou para fazer a vacina da febre amarela?
- Quando foi a epidemia da varíola?
- Quando foi descoberta a vacina contra a febre amarela?
- Qual a origem da febre amarela?
- Quando começou a febre amarela no Rio de Janeiro?
- Quando foi o surto da febre amarela?
- Será que a febre amarela volta ao passado?
Quando e como a febre amarela chegou no Brasil?
A primeira referência à febre amarela no Brasil data de 1685, com a ocorrência de surto em quatro urbes da Capitania de Pernambuco: Recife, Olinda, Ilha de Itamaracá e Goiana. O vírus da febre amarela e o Aedes aegypti vieram juntos de África, nos navios negreiros.
Quando foi a primeira epidemia de febre amarela no Brasil?
A primeira epidemia que atingiu o Brasil foi a de febre amarela, com um grande surto no Rio de Janeiro em 1850. Em 1889, grande parte da zona cafeicultora paulista também foi afetada pela doença, que, além da febre e da pele amarela, causa calafrios, dores musculares e pode levar à morte.
Como a febre amarela foi controlada no Brasil?
Apesar de tanta briga, os resultados da campanha de Oswaldo Cruz são incontestáveis: em 1903, a febre amarela causou a morte de 469 pessoas. Um ano depois, os números caíram para 39 óbitos, segundo informações do Acervo Estadão. Em 1907, a doença estava oficialmente erradicada do Rio de Janeiro.
Quantas pessoas morreram de febre amarela no Brasil?
O Brasil vive um grande aumento de número de casos de febre amarela. Desde julho de 2017, foram confirmados 779 casos e 262 pessoas morreram em decorrência da enfermidade. Segundo o Ministério da Saúde, o país vive o maior surto da doença já registrado nas últimas cinco décadas.
Quanto tempo demorou para descobrir a vacina contra febre amarela?
Em 1936, o médico sul-africano Max Theiler (1899-1972) concluiu o desenvolvimento de uma vacina contra a febre amarela nos laboratórios da Divisão Internacional de Saúde (IHD) da Fundação Rockefeller, em Nova York, com uma versão atenuada do vírus já reconhecido como agente causador da doença.
Quantos anos demorou para fazer a vacina da febre amarela?
A vacina surgiu em 1937 e está na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, os medicamentos necessários mais eficazes e seguros em um sistema de saúde. Em 2014, o preço de atacado em países em desenvolvimento é de US$ 4,30 a US$21,30 por uma dose.
Quando foi a epidemia da varíola?
No Brasil, o primeiro surto de varíola ocorreu em 1555, quando a doença foi introduzida no estado do Maranhão por colonos franceses. Em 1560, ocorreu uma epidemia relacionada ao tráfico de escravos africanos e em 1562-63, a doença foi trazida pelos próprios portugueses.
Quando foi descoberta a vacina contra a febre amarela?
Em 1936, o médico sul-africano Max Theiler (1899-1972) concluiu o desenvolvimento de uma vacina contra a febre amarela nos laboratórios da Divisão Internacional de Saúde (IHD) da Fundação Rockefeller, em Nova York, com uma versão atenuada do vírus já reconhecido como agente causador da doença.
Qual a origem da febre amarela?
Créditos de imagem: CDC Gathanny. A febre amarela é originada da África central, onde o flavivirus infecta alguns primatas, mais especificamente macacos e o homem ...
Quando começou a febre amarela no Rio de Janeiro?
A primeira grande epidemia no Rio de Janeiro foi em 1849, trazida por um navio vindo de New Orleans, que havia passado em Havana e Salvador e infectou todo o litoral brasileiro ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Febre_amarela ). Mais de 3% da população de Campinas morreu no verão de 1889, quando 75% da população abandonou a cidade.
Quando foi o surto da febre amarela?
Em 1895, o navio italiano Lombardia sofreu um surto de febre amarela, e o turismo no Brasil era complicado pelas enfermidades infecciosas, em grande parte desconhecidas. O turismo ia direto para Buenos Aires, e o comércio também.
Será que a febre amarela volta ao passado?
Volta ao passado? Passados 114 anos dessa história, a febre amarela volta a nos assombrar. Que fique claro: por ora, não foi registrado nenhuma transmissão urbana da doença. Por enquanto, todos os casos estão relacionados à versão silvestre, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.