Como identificar o aposto na frase?

Índice

Como identificar o aposto na frase?

Como identificar o aposto na frase?

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

O que é um aposto na frase?

O termo serve para explicar, enumerar, resumir e especificar algo. No caso do aposto, que é um termo acessório da oração, quando retirado da frase ele não causa prejuízo no entendimento. Ele aparece separado do restante da expressão por vírgula, travessão ou dois pontos.

Quais são os tipos de aposto?

Tipos de Aposto. O aposto classifica-se em: enumerativo, explicativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo, aposto de oração. Explica ou esclarece o substantivo referido. Aparece isolado na frase por vírgulas.

Qual é a função do aposto em uma frase?

Aposto é o nome que se dá às palavras que cumprem a função de explicar, esclarecer ou resumir um outro termo da oração, sem ocupar uma função sintática.

Qual é a função sintática do aposto?

Função sintática da gramática tradicional que se junta a um substantivo ou a um pronome com função de explicação, descrição ou acrescentamento de informação. O aposto sucede ao substantivo e é normalmente separado por pausa na oralidade e assinalado por vírgulas na escrita.

O que são Vocativos exemplos?

Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. ... Obs.: o vocativo pode vir antecedido por interjeições de apelo, tais como ó, olá, eh!, etc. Por Exemplo: Ó Cristo, iluminai-me em minhas decisões.

Quais são os exemplos de aposto?

Vamos apreciar mais alguns exemplos de aposto. Todos conhecem Vinícius de Moraes, o poeta. Cleópatra, a rainha do Egito , era excêntrica. Note agora um fato interessantíssimo. O aposto simplesmente tem a mesma função do termo que o antecede. Nos exemplos acima, Vinícius de Morais seria objeto direto e rainha do Egito seria sujeito.

Qual a função do aposto na oração?

Já o aposto tem a função de acrescentar, detalhar, resumir ou descrever um outro termo. A omissão do aposto acarreta perda de informação-chave. Além disso, o aposto não pode ser deslocado na oração. Ex: Manuel Bandeira, escritor brasileiro, obteve muito destaque com suas obras.

Qual a diferença entre o aposto e o vocativo?

Aposto x Vocativo. O aposto é frequentemente confundido com o vocativo. Contudo, enquanto o aposto estabelece uma função sintática com outro termo da oração, o vocativo é um termo independente que pode aparecer no início, no meio ou no fim das frases, sem estabelecer qualquer tipo de relação sintática com outros termos.

Como identificá-lo nas frases?

Agora que você já sabe o que é aposto, continue a leitura e entenda como identificá-lo nas frases. O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, oferece bolsas de estudo com desconto.

Postagens relacionadas: