Como ensinar Língua Portuguesa para alunos surdos?

Índice

Como ensinar Língua Portuguesa para alunos surdos?

Como ensinar Língua Portuguesa para alunos surdos?

Se o aluno surdo ainda não for capaz de escrever um texto, faça com que ele contribua para as atividades escrevendo listas ou frases sobre o tema abordado. Produções coletivas ou em pequenos grupos também ajudam o aluno a se expressar melhor pela escrita.

Quais práticas pedagógicas podem ser utilizadas para ensinar a Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua para surdos?

O bilinguismo trata-se de uma proposta didático-pedagógica que torna possível o uso de duas línguas no contexto escolar, e em outros lugares onde não há presença de intérprete, ou seja, a LIBRAS é considerada primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como (L2).

Como ensinar um aluno surdo?

São elas: aprender e usar Libras; atentar para a presença de alunos surdos a partir do planejamento das aulas, programando ações que contemplem as especificidades desses discentes; pesquisar sobre os surdos e o ensino (de História) para tais sujeitos; utilizar estratégias e recursos pedagógicos diferenciados; promover ...

Por que é importante para o ensino de LP como Segunda língua para surdos na Escola?

O conhecimento e a aplicação desses conceitos linguísticos na educação é importante para que o Surdo se torne bilíngue. O aprendizado e o desenvolvimento acontecem de forma mais eficiente quando a Língua de Sinais é utilizada como L1. Essa é uma conquista importante na valorização da língua natural dos Surdos.

Como trabalhar com alunos surdos em sala de aula?

- Ao chamar atenção do aluno, utilizar gestos convencionais; - Colocar o aluno surdo nas primeiras carteiras, longe de janelas e portas, para não se distrair; - Utilizar todos os recursos que facilitem sua compreensão (dramatização, mímicas e materiais visuais);

Como é o ensino da língua portuguesa para o surdo atualmente?

Com base na concepção discursiva de língua, o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para os alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases, daí a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais.

Quais são os fatores que implicam na aprendizagem do português na modalidade escrita pelo aluno surdo?

Também é preciso considerar que o desenvolvimento da linguagem escrita pelo surdo (assim como pelo ouvinte) implica o domínio de três distintos aspectos: o aspecto funcional, o aspecto lexical e o aspecto gramatical, explícitos ou implícitos na organização textual (cf. FERNANDES, 2006).

Como é o ensino da Língua Portuguesa para o surdo atualmente?

Com base na concepção discursiva de língua, o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para os alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases, daí a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais.

Qual a importância do ensino da língua portuguesa para surdos?

O presente estudo monográfico, intitulado “O ensino da Língua Portuguesa para Surdos”, teve como objetivos avaliar a importância do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa por sujeitos surdos incluídos na 6ª série de uma escola estadual de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul - RS e mostrar

Qual é a língua natural do surdo?

Nele o surdo possui como língua natural (L1), a Língua de Sinais, que no caso do Brasil é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nessa corrente, a língua oral do país, no caso do Brasil, a Língua Portuguesa, é entendida como a segunda língua dos surdos (L2).

Por que os surdos têm a língua de sinais?

Nesse contexto, sabe-se que os surdos têm a Língua de Sinais como primeira língua, sua língua materna e oficial, que é naturalmente adquirida, facilitando assim a comunicação, e a Língua Portuguesa como a segunda língua, que visa a valorizar a leitura, a escrita, a compreensão e a interpretação.

Por que os surdos brasileiros usam a língua brasileira?

Os surdos brasileiros usam a língua de sinais brasileira, uma língua visual-espacial que apresenta todas as propriedades específicas das lín- guas humanas. É uma língua utilizada nos espaços criados pelos próprios surdos, como por exemplo, nas associações, nos pontos de encontros espalhados pelas grandes cidades, nos seus lares e nas escolas.

Postagens relacionadas: