Como Hegel compreende a filosofia?
Índice
- Como Hegel compreende a filosofia?
- Qual o papel da filosofia segundo Hegel?
- Qual a definição de Hegel sobre filosofia?
- O que ler de Hegel?
- O que é a arte para Hegel?
- Qual o papel da vontade na filosofia de Schopenhauer?
- O que é moral para Hegel?
- Qual o melhor livro de Hegel?
- Quem influenciou o pensamento de Hegel?
- Qual é o sistema lógico de Hegel?
- Quais foram as linhas de interpretação da obra de Hegel?
- Qual é o método dialético proposto por Hegel?
Como Hegel compreende a filosofia?
A filosofia de Hegel pode ser compreendida através de sua obra principal “A Fenomenologia do Espírito”, escrita em 1807. Trata-se de uma introdução ao sistema lógico criado por Hegel que compreende três partes: a Lógica, Filosofia da Natureza e a Filosofia do Espírito.
Qual o papel da filosofia segundo Hegel?
Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que é fundamental para o homem, isto é, sobre sua vida com as questões que lhe dizem respeito. Para tanto, a filosofia deve assumir o homem como seu objeto de consideração.
Qual a definição de Hegel sobre filosofia?
A filosofia é segundo Hegel “atividade pensante” (HEGEL, 1986, p. 25), uma ideia que pensa em si mesma, nela o espírito se coloca frente a frente consigo mesmo.
O que ler de Hegel?
Žižek indica 6 livros para entender Hegel
- L' envers de la dialectique: Hegel à la lumière de Nietzsche [O avesso da dialética: Hegel à luz de Nietzsche], de Gerard Lebrun.
- The Persistence of Subjectivity: On the Kantian Aftermath, de Robert Pippin.
- Hegel Variations: On the Phenomenology of the Spirit, de Fredric Jameson.
O que é a arte para Hegel?
A arte é, para Hegel, o momento da sensibilidade ou da intuição sensível. Em sua obra “Fenomenologia do Espírito” Hegel apresenta o percurso que a consciência precisa fazer para chegar á sua realização plena que se dá somente com a figura do Espírito.
Qual o papel da vontade na filosofia de Schopenhauer?
Além de ser o filósofo da representação, Schopenhauer é conhecido como o filósofo da vontade. ... No homem, a Vontade é o fundamento do querer viver, do sentimento de posse, do dominar, do afirmar-se: “A vida humana, pois, passa-se toda em querer e em adquirir”.
O que é moral para Hegel?
Dito de outro modo, para Hegel, a moralidade se ocupa do aspecto subjetivo da vontade, ao passo que a eticidade cuida de suas determinações objetivas, ou seja, em Hegel, a moralidade constitui apenas um momento no processo de desdobramento e determinação do princípio da liberdade e da vontade livre.
Qual o melhor livro de Hegel?
A principal obra de Georg Wilhelm Hegel, Fenomenologia do espírito (1807), expõe sua perspectiva epistemológica.
Quem influenciou o pensamento de Hegel?
O pensamento de Hegel influenciou pensadores como Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer, Friedrich Engels e Karl Marx.
Qual é o sistema lógico de Hegel?
Trata-se de uma introdução ao sistema lógico criado por Hegel que compreende três partes: a Lógica, Filosofia da Natureza e a Filosofia do Espírito. Este livro pretende superar a dualidade entre o sujeito cognoscente e o sujeito cognitivo e assim aproximá-lo do Absoluto, da Ideia Absoluta, da Verdade.
Quais foram as linhas de interpretação da obra de Hegel?
Um ponto interessante nesse contexto é que, após a morte de Hegel, surgiram duas linhas de interpretação de sua obra: de um lado, os discípulos de uma “direita hegeliana” e, de outro, uma “esquerda hegeliana”. Esse e outros aspectos da teoria de Hegel revelam como sua obra se disseminou e influenciou a filosofia de sua época.
Qual é o método dialético proposto por Hegel?
Assim, o processo é regido por uma lógica dialética. No entanto, longe de prejudicar a tesis, a discussão entre duas ideias opostas dariam origem a síntese que seria uma ideia aperfeiçoada. O método dialético proposto por Hegel inclui a noção de movimento, processo ou progresso para chegar ao resultado do conflito de opostos.